Como funciona um carro híbrido? Vemo-los com frequência nas nossas cidades e nas nossas garagens, cada vez mais com a chegada massiva da eletrificação ao mundo automobilístico, e embora neste ponto já partilhem o palco com os carros elétricos, ainda são apresentados como o ponto de equilíbrio para entrar no mundo dos carros mais eficientes e mais “verdes” sem abdicar da versatilidade de um carro a combustão.
Estamos a falar de carros híbridos, uma tecnologia mecânica que nos acompanha há muito tempo, desde que a Toyota a colocou em prática com o lançamento do primeiro Prius no final do século passado, mas que gradualmente se impôs juntamente com as diferentes fórmulas aplicadas pelos fabricantes para atingir o mesmo objetivo: criar um carro capaz de consumir menos gasolina e emitir menos gases poluentes através de um motor elétrico.
Todos os híbridos não são iguais e não funcionam da mesma maneira, mesmo aqueles que optam por um tipo de hibridização semelhante. Para conhecer as bases da tecnologia dos veículos híbridos e as diferenças entre, por exemplo, um híbrido normal e um híbrido recarregável – entre outras fórmulas -, vamos tentar explicar tudo o que precisa de saber e como funciona um carro híbrido.
O que é um carro híbrido?
Um carro híbrido é um veículo equipado com tecnologia que lhe permite economizar combustível e reduzir emissões. Ele possui um motor a combustão e um motor elétrico. Além disso, está equipado com uma bateria que armazena a energia necessária para o motor elétrico. Quando a bateria tem energia suficiente, o motor elétrico move o carro sem usar combustível ou produzir emissões.
Um carro híbrido é o mesmo que um híbrido recarregável? Um veículo híbrido elétrico e um veículo híbrido recarregável não são iguais. Ambos têm um motor elétrico e um motor a combustão, mas no primeiro caso, o motor elétrico tem uma autonomia mais limitada e a sua bateria recarrega automaticamente. No caso do híbrido recarregável, as baterias precisam ser conectadas à rede elétrica para recarregar. Isso permite que você percorra mais quilômetros sem emissões do que com um carro híbrido convencional.
Então, como funciona um carro híbrido?
O funcionamento de um carro híbrido é muito simples. Um carro híbrido geralmente combina um motor a gasolina e um motor elétrico. O seu sistema de propulsão oferece três modos de funcionamento: o motor a gasolina move as rodas, o motor elétrico move as rodas ou ambos movem as rodas ao mesmo tempo.
Também há uma transmissão automática, seja de embreagem dupla, conversor de torque ou do tipo CVT (amplamente utilizado pela Toyota e Lexus).
O sistema de propulsão é autónomo, ou seja, gere automaticamente as transições entre o motor a combustão e o motor elétrico, sem que o condutor precise de intervir no seu funcionamento. Dessa forma, determina o modo de funcionamento de um veículo híbrido. No entanto, esses carros também oferecem a opção de escolher o que se quer conduzir. Para isso, as marcas implementaram vários modos de condução que controlam o funcionamento do sistema de propulsão.
O modo elétrico puro (chamado de forma diferente por diferentes marcas: EV, ECO…) funciona enquanto a bateria híbrida estiver suficientemente carregada e a velocidade máxima à qual o motor elétrico pode fornecer potência às rodas for respeitada. Se um desses dois parâmetros não for respeitado (baixa carga elétrica ou velocidade excessiva), o modo não funcionará e será sempre complementado ou substituído pelo motor a combustão interna.
O motor híbrido
Hoje em dia, existem diferentes tipos de híbridos, e explicamos o funcionamento de um carro híbrido elétrico (híbrido de recarga automática e híbrido recarregável). No entanto, existem também outros tipos de motores híbridos, como os que funcionam a gás natural, que merecem uma menção especial. Um carro a gás, seja GNC ou GPL, é um veículo que pode funcionar com gasolina ou gás (nunca com ambos os combustíveis ao mesmo tempo). As diferenças entre um carro a GNC e um carro a GPL são claras, com vantagens e desvantagens respectivas, mas ambos são classificados com a etiqueta ambiental ECO, reduzem as emissões de partículas poluentes e são excelentes alternativas aos veículos tradicionais.
Componentes do motor híbrido
Como funciona um carro híbrido? Dependendo do tipo de veículo híbrido, o sistema de propulsão inclui mais ou menos componentes. Se for um veículo híbrido não recarregável (autorecarregável), como o Toyota Prius, o seu sistema é composto por um motor a gasolina, um motor elétrico e uma bateria híbrida. O motor a combustão também pode ser a diesel, como no caso do Mercedes E 300 plug-in hybrid.
Os carros micro-híbridos ou híbridos leves são um conceito de veículo híbrido que ganhou popularidade nos últimos anos. Em vez de ter um motor elétrico separado do motor a combustão, eles têm um gerador-motor elétrico que funciona como motor de arranque e alternador. É acionado pela correia dentada do veículo e fornece assistência elétrica em algumas situações, enquanto melhora a função
Start-Stop e mantém os sistemas do veículo ativos quando o motor a combustão está desligado, aproveitando, por exemplo, a inércia obtida nas descidas. Também possuem uma bateria, mas de tamanho menor. Por fim, os carros a gás não têm um segundo motor elétrico nem uma bateria. Em vez disso, os carros a gás têm um ou mais tanques adicionais (além do tanque de gasolina tradicional) para armazenar GNC ou GPL. Esperamos que agora compreenda melhor como funciona um carro híbrido.