Hoje em dia, felizmente, o mercado oferece-nos uma grande variedade de marcas de pneus. Algumas são muito famosas, investem bastante em patrocínios desportivos e são fornecedores de rodas para importantes corridas de velocidade.
Outras são menos conhecidas mas oferecem uma grande qualidade e também há outras que são realmente baratas e que ajudam empresas e particulares a poupar na hora de mudar as rodas de carros de passeio, SUV, crossover, vans e caminhões.
As marcas Premium correspondem às melhores marcas de pneus que você pode comprar. Principalmente falamos de sete marcas: Bridgestone (originária do Japão), Continental (Alemanha), Dunlop (Estados Unidos), Goodyear (Estados Unidos), Michelin (França), Pirelli (Itália), Yokohama (Japão).
Dentro do segmento Quality encontramos fabricantes que não chegam ao nível das marcas Premium e também as famosas "segundas marcas". Ou seja, fabricantes que foram adquiridos pelas empresas Premium a quem transferem parte do know-how e das suas tecnologias.
Não é correto falar de "pneus chineses" em sentido negativo, uma vez que quase todos os pneus são fabricados na Ásia. Na verdade, há marcas chinesas muito boas e que estão conquistando cada vez mais mercado.
Não existe uma única resposta para esta pergunta. De facto, o melhor pneu do mundo é essa roda ou essa marca que é a mais adequada para o nosso carro, o nosso estilo de condução e o clima em que vivemos.
Quando falamos de pneus ecológicos, temos que distinguir entre rodas feitas a partir de materiais reciclados e rodas que permitem economizar combustível e, consequentemente, ajudam a reduzir a poluição.