Você faria uma maratona com os sapatos de outra pessoa? Usaria uma dentadura usada? Recorreria a um cirurgião de baixo custo para uma operação? A resposta a todas essas perguntas parece lógica, no entanto, ainda existem pessoas que usam pneus em segunda mão em seus carros sem conhecer os perigos e problemas que isso pode causar. Este artigo explica quais são esses riscos e por que sempre devemos evitar o seu uso.
Por que você não deve comprar pneus em segunda mão?
- Você não conhece a origem deles. A menos que você conheça muito bem o proprietário anterior e tenha total confiança em sua palavra (e mesmo assim), não há maneira de saber se o estado do pneu é ideal. Uma incerteza que você não deve ter.
- Presença de defeitos ocultos. Pode acontecer que, à primeira vista, você perceba que o estado dos pneus parece correto, mas a estrutura interna pode estar danificada sem sinais visíveis. Por exemplo, se o pneu sofreu um impacto na lateral que poderia ter afetado o talão.
- Vida útil mais curta. É lógico que um pneu usado durará menos do que se fosse novo. Quanto mais você os usa, menor é a profundidade da banda de rodagem e menor é a durabilidade.
Quais problemas os pneus usados podem causar na estrada?
A crise econômica dos últimos anos resultou em um aumento no uso desses pneus. Eles são mais baratos e acessíveis às pessoas com menor poder aquisitivo que precisam trocar os pneus de seus carros pelo preço mais baixo. O que eles geralmente não levam em consideração são os riscos que correm com os pneus usados, tanto para si mesmos quanto para outros motoristas.
O uso de pneus reciclados apresenta um perigo, pois grande parte desses pneus não atende às condições ideais para garantir a segurança rodoviária: eles têm uma distância de frenagem mais longa, têm um desempenho inferior, um risco de aquaplanagem, resistência reduzida e são mais propensos a furos, entre outros problemas. De acordo com as estatísticas, os pneus usados estão envolvidos em três em cada quatro acidentes. Um dado alarmante que deve fazer você pensar sobre o seu uso.
Quem usa pneus em segunda mão?
Apesar de todas as desvantagens, os pneus em segunda mão são montados por uma pequena parcela da população. 95% das pessoas que os compram são particulares, enquanto em veículos corporativos, isso representa apenas 3% dos casos. Aqueles que compram um veículo novo também não correm riscos, apenas 5% deles montam pneus usados. Entre cinco e dez anos, essa porcentagem aumenta para sete (35%), e após dez anos, ela é multiplicada por doze (60%).
Em outras palavras, quanto mais antigo o veículo, menos interesse há em investir em pneus novos. Isso é um problema, considerando que a idade do próprio veículo também afeta a sua segurança, mesmo que esteja bem mantido. A combinação dessas duas circunstâncias resulta em um aumento significativo do risco de acidentes. 41% das oficinas instalam e compram pneus usados para seus clientes. Se o cliente trouxer seus próprios pneus, 29% das oficinas se recusam a montá-los. Em média, 73% dos pneus montados são novos.
Evite usar pneus usados
Esta é a melhor recomendação que podemos lhe dar. Se você deseja reduzir os riscos de acidentes, evite comprar pneus em segunda mão e use um comparador de pneus confiável para comprar os que melhor atendem às necessidades de seu carro. Eles são o único ponto de contato entre o seu veículo e a estrada, por isso é crucial fazer uma boa escolha e manter seus pneus adequadamente para melhorar a sua segurança rodoviária. Pode ser uma despesa relativamente grande para a economia doméstica, mas também nos permite ganhar em segurança no dia a dia.