O fabricante premium alemão de pneus Continental apresenta o Continental VikingContact 8, um pneu de inverno de composto macio, destinado a substituir imediatamente o modelo anterior.
O desenvolvimento deste pneu focou em garantir uma condução segura durante os duros invernos nórdicos, aumentar o conforto e reduzir a resistência ao rolamento, aspecto crucial para o crescente número de carros elétricos nos mercados nórdicos. O VikingContact 8 é ideal tanto para veículos convencionais como elétricos, SUVs e híbridos.
Tudo sobre o novo Continental VikingContact 8
Design Inovador e Composto de Alto Desempenho
Para o design da banda de rodagem, os desenvolvedores da Continental criaram uma evolução de última geração do modelo anterior, que já ocupou o primeiro lugar em diversos testes da imprensa especializada, demonstrando seu alto desempenho. O padrão direcional da banda de rodagem com suas ranhuras simétricas drena rapidamente a água e a neve derretida da área de contato, enquanto as bordas de aderência dos blocos se fixam firmemente na superfície invernal da estrada.
Isso permite transferir de maneira segura as forças de frenagem e aceleração mesmo em superfícies nevadas e geladas. Ao fazer curvas em estradas molhadas e secas, as lamelas 3D e as pontes entre os blocos individuais estabilizam a banda de rodagem, mantendo-a aberta para um rápido escoamento da água, contribuindo para uma experiência de direção precisa.
Alta aderência em estradas de inverno
Além das bordas de aderência dos blocos da banda, as lamelas – pequenas incisões nos blocos – são a melhor garantia de alta aderência em estradas de inverno. Para o Continental VikingContact 8, os engenheiros desenvolveram uma lamela de 3 camadas – uma combinação de lamela reta, em zigue-zague e ondulada, posicionadas uma atrás da outra nos blocos da banda nos ombros do pneu.
A lamela reta no exterior do bloco o estabiliza para uma boa dirigibilidade em estradas secas. As lamelas em zigue-zague formam a transição para as lamelas típicas dos pneus de inverno em um padrão ondulado, assegurando uma distribuição suave da força e maior aderência, mesmo em estradas molhadas. As lamelas onduladas clássicas foram desenvolvidas com o máximo comprimento de borda para fornecer a máxima aderência na neve, mesmo a partir das áreas de superfície mais pequenas.
Um novo desenvolvimento de composto
Para o composto da banda de rodagem, os químicos da Continental optaram por um novo desenvolvimento de composto que permite máxima flexibilidade mesmo em temperaturas mais baixas. Isso é um dos requisitos básicos para uma aderência segura e alta tração na neve e no gelo. Associado ao novo desenho da banda, isso reduz a deformação do pneu, o que por sua vez reduz a perda de energia na estrada, diminuindo finalmente a resistência ao rolamento.
Além disso, a construção do pneu é baseada nas últimas descobertas de pesquisa. O corpo principal do pneu e seu revestimento interno são construídos com materiais que reduzem o atrito interno entre os componentes do pneu, contribuindo ainda mais para uma menor resistência ao rolamento. Em combinação, essas características resultam em menor consumo de combustível em carros convencionais e aumentam a autonomia dos carros elétricos.
Mais seguro e mais confortável
O novo desenho da banda de rodagem com suas ranhuras laterais, área de contato e composto flexível do pneu reduz significativamente o ruído associado ao pneu na estrada. Isso leva a um maior conforto de direção e menos ruído emitido para o meio ambiente.
Os passageiros de carros elétricos, em particular, se beneficiam disso, pois o ruído dos pneus geralmente é percebido com muito mais intensidade devido à falta de ruído do motor.
A redução significativa de ruído com o novo Continental VikingContact 8 em comparação com o modelo anterior é evidente com sua classificação de nível superior A na etiqueta de pneus da UE. Em termos de resistência ao rolamento, o VikingContact 8 recebe o valor de etiqueta da UE A ou B, dependendo do tamanho, e um valor de D para distâncias de frenagem em piso molhado. Além disso, ele carrega o símbolo de gelo na etiqueta da UE por suas características de direção segura no inverno nórdico.