Nokian Tires junta-se ao projeto Polestar 0, cujo objetivo é criar um automóvel climaticamente neutro até 2030. O projeto do fabricante de veículos elétricos Polestar visa eliminar todas as emissões de gases de efeito estufa resultantes da produção e do fim de vida do automóvel. A Nokian Tires contribui para o projeto desenvolvendo pneus premium com impacto climático zero.
O objetivo do projeto Polestar 0 é que ao longo da cadeia de suprimentos do carro, processos de produção e fim de vida, todas as fontes de emissões de CO2 sejam eliminadas sem compensação.
Isso envolve a colaboração ao longo de todo o processo de desenvolvimento e da cadeia de valor, desde os fornecedores até os varejistas. Cada componente deve ser climaticamente neutro, assim como suas cadeias de valor. Para alcançar avanços, diferentes atores devem unir esforços e colaborar.
«Esse tipo de parceria se alinha perfeitamente com os valores e o negócio da Nokian Tires, bem como com nosso ambicioso trabalho em sustentabilidade», afirma Teemu Soini, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Nokian Tyres. “A colaboração, a pesquisa e os resultados obtidos terão benefícios mais amplos, mesmo fora deste projeto, pois serão criadas novas formas de reduzir a pegada de carbono das diversas atividades da empresa. Alguns deles podem estar disponíveis mesmo antes de 2030, a data em que o projeto estabelece seu objetivo. Por exemplo, as inovações em pneus criadas durante o projeto Polestar 0 serão utilizadas nos produtos Nokian Tyres o mais rápido possível”.
A Nokian Tires é pioneira em sustentabilidade na indústria de pneus
A Nokian Tires desenvolveu o primeiro pneu de inverno do mundo em 1934 e desde então a empresa inova para uma condução segura e sustentável. No ano passado, a empresa apresentou o conceito de pneu Nokian Tires Green Step, com seu design ambicioso fabricado em 93% com materiais reciclados ou renováveis. Pioneira na indústria de pneus, os carros elétricos têm sido o foco de pesquisa e desenvolvimento da Nokian Tires por mais de uma década, e toda a sua linha de pneus premium é compatível com veículos elétricos.
“A Nokian Tires já demonstrou liderança em sustentabilidade no setor de pneus no passado e estamos determinados a fazer isso novamente, desta vez desenvolvendo pneus climaticamente neutros. Enfrentar a crise climática requer inovação, criatividade e colaboração em todos os setores, e participar de um projeto revolucionário como o Polestar 0 é exatamente o tipo de desafio que estamos ansiosos para assumir”, afirma Soini.
“A Nokian Tires já realizou um extenso trabalho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar pneus sustentáveis e energeticamente eficientes. Sua comprovada experiência, conhecimento e experiência serão muito valiosos para nós no projeto Polestar 0, quando juntos investigaremos a eliminação das emissões de gases de efeito estufa. «Estou ansioso para trabalhar junto com a Nokian Tires para desenvolver o carro do futuro», afirma Hans Pehrson, diretor do projeto Polestar 0.
A Nokian Tires abrirá a primeira fábrica de pneus sem CO2 do mundo em 2024
Este ano, a Nokian Tires celebrou o início da construção de sua nova fábrica em Oradea, Romênia. A fábrica está fazendo história como a primeira fábrica de pneus com zero emissões de CO2 do mundo.
Ela será um referencial na indústria com uma abordagem holística da sustentabilidade, incluindo o uso exclusivo de fontes de energia verde, processos energeticamente eficientes e altamente automatizados. Além disso, a planta visa o mesmo padrão de produção de “zero resíduos em aterros” adotado nas outras fábricas da empresa na Finlândia e nos Estados Unidos. A produção dos primeiros pneus na Romênia está prevista para 2024, enquanto a produção comercial começará em 2025.
O Polestar é um fabricante sueco de veículos elétricos premium fundado pela Volvo Cars e Geely Holding em 2017. O Polestar tem sede em Gotemburgo, Suécia, e seus carros estão disponíveis online em 27 mercados globalmente na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.