Há dez perguntas a fazer antes de comprar um carro usado de um particular. Algumas podem ser feitas por telefone ou por e-mail antes de ver o veículo pessoalmente. Para outras, é preferível fazê-las quando o carro usado estiver diante de você.
Se não o fizer, corre o risco de ter problemas com o seu carro no futuro, pois, ao contrário dos concessionários, um particular não é obrigado a oferecer proteção ou garantia em caso de problemas. Portanto, não seja tímido. Aqui estão as perguntas a fazer antes de comprar um carro usado:
Perguntas a fazer antes de comprar um carro usado
Começar por:
1. Quantos quilômetros o carro tem?
Esta é a pergunta-chave, pois ajuda a estabelecer um preço-alvo para o veículo. Em muitos sites, você pode encontrar avaliações de carros com base em sua data de matrícula. A partir daí, você saberá quantos quilômetros por ano o proprietário percorreu.
2. Por que você está vendendo o seu carro?
Há muitas variáveis para mencionar todas as respostas possíveis que você pode obter. Aqui estão algumas delas:
- “Acabei de comprar um carro novo”. Isso é bom, pois o vendedor estará motivado para vender rapidamente.
- “Era o carro do meu pai (ou mãe)”. Isso também ajuda, pois as pessoas muitas vezes têm laços sentimentais com seus carros. Se estão vendendo, é porque precisam de dinheiro ou querem evitar as despesas de um carro parado.
- “Ele consome muito combustível”. Sim, há pessoas honestas que admitem isso sem rodeios. Não hesite em tirar proveito dessa situação.
- “Era o carro que meu filho usava antes de se mudar/migrar/etc.”. Essas negociações são complicadas, pois geralmente há menos urgência em vender o carro. Eles geralmente são menos propensos a baixar o preço inicial.
3. Em que estado se encontra o carro usado?
Há três respostas positivas:
- Excelente: O fato de o carro estar em muito bom estado é sempre uma coisa boa… a menos que o vendedor seja desonesto e o carro não esteja tão bem mantido quanto ele afirma. Peça para enviar fotos do carro e verifique se o estado corresponde às suas alegações.
- Bom: Como no caso anterior, é muito bom quando um vendedor apresenta o carro dessa forma. Além disso, um vendedor honesto geralmente não vai exagerar nas qualidades de seu carro usado, e muitas vezes por trás de um carro em bom estado está um veículo excelente.
- Normal: Esta é uma das melhores respostas, pois geralmente indica que o vendedor não conhece realmente o valor de seu carro ou está disposto a negociar. Isso também pode significar que ele é tímido ou simplesmente honesto.
Perguntas a fazer antes de comprar um carro usado durante a inspeção:
4. A quem você comprou este veículo?
A melhor resposta é que o vendedor é o primeiro proprietário do carro, pois assim ele deveria ter informações sobre toda a vida do veículo. Pergunte sobre o local onde o proprietário morava.
Saber se o carro teve que suportar invernos muito frios ou verões muito quentes pode ajudar a determinar se ele pode ter enfrentado problemas específicos. Se você tiver dúvidas, peça um histórico no VIN.
5. Que tipo de óleo você usa no carro?
Acredite ou não, esta é uma das melhores indicações da manutenção do veículo. Um particular responderá de uma das três maneiras a seguir:
- Imediatamente: Ele indicará a marca (e muitas vezes muitos outros detalhes). Provavelmente ele mesmo troca o óleo (ou se preocupa muito com a saúde de seu carro) e o veículo está em boas condições.
- Após uma pequena pausa, ele perguntará se pode verificar seus registros. Isso também é um bom sinal, mas fique atento e verifique isso na sexta pergunta.
- “Não faço ideia“. Nesse caso, vá imediatamente para a próxima pergunta.
6. Posso ver o histórico de manutenção?
Carros usados são um mistério, e é uma pena que eles não possam falar para contar um pouco de suas vidas. No entanto, na ausência de um histórico completo, um livro de manutenção já é muito bom. Um motorista consciente deve ter anotado todos os problemas e reparos que seu carro sofreu. Isso é muito importante, especialmente se ele não for o único proprietário do veículo.
Todos os vendedores podem mentir, mas mentir através do histórico de manutenção é mais complicado. Se o vendedor for meticuloso, ele terá as faturas de sua oficina (ou oficinas) ou mudanças de pneus e você poderá verificar como o carro foi mantido ao longo dos anos. Se mostrarem apenas um recibo de troca de óleo (geralmente o último e recentemente feito), fique atento.
7. Por quanto está disposto a vender o carro?
Isso permite que o vendedor saiba que você não está disposto a pagar o preço que ele fixou inicialmente. Esteja ciente de que quanto mais tempo o vendedor tentou se livrar do carro, mais provável é que ele lhe faça um desconto (você pode ver isso olhando a data do anúncio).
Ao oferecer uma quantia de dinheiro menor, em dinheiro e no local, muitas vezes funciona para que ele aceite menos do que o preço inicial.
8. Posso testar o carro?
Nunca compre um carro sem testá-lo, especialmente se for um carro usado. Nenhum vendedor com boa reputação deve recusar um teste de condução. A maioria pedirá para não ultrapassar meia hora e sempre estará com você no carro.
9. Meu mecânico pode inspecionar o carro?
Qualquer hesitação do vendedor é um sinal de alerta. Não se deixe influenciar se ele disser não ou tentar dificultar a inspeção (“Preciso do carro” será a primeira resposta). Porque a única resposta que você quer ouvir a esta pergunta entre as 10 perguntas a fazer antes de comprar um carro usado é: “Claro, sem problema”.
10. Qual foi o último carro usado que você vendeu?
Isso não é um detalhe insignificante. Você ficaria surpreso com o número de pessoas que vendem carros usados como um hobby. Algumas compram barato, consertam o carro por conta própria e o revendem por um preço ligeiramente mais alto.
Há aqueles que são verdadeiros especialistas e devolvem o carro em perfeito estado, e há os verdadeiros golpistas que só buscam o lucro e escondem os defeitos. Se as respostas a estas perguntas a fazer antes de comprar um carro usado não forem satisfatórias, desconfie.