Um prego no pneu: o que fazer

Um prego no pneu: o que fazer

Saber como consertar um pneu com um prego é um dos recursos mais úteis, práticos e necessários na vida de todos os motoristas. De fato, furar um prego no pneu é uma das situações mais desagradáveis de nossa vida cotidiana, sempre inoportuna e que ocorre quando menos esperamos.

Isso sempre acontece quando estamos atrasados para uma reunião importante, quando estamos na estrada mais escura ou no meio do nada e longe de todas as oficinas do mundo. Além de ser inconveniente e inoportuno, um pneu furado por um prego pode representar um risco imprevisível na estrada.

O risco de um prego no pneu

Diversos estudos realizados por diferentes instituições mostram que mais de 50% das falhas ou rompimentos dos pneus ocorrem devido a objetos estranhos.

Embora seja mais provável que isso aconteça com um pneu desgastado, um prego no pneu pode até danificar um pneu novo. A força do prego ou de qualquer outro objeto perfurante é centenas de vezes superior à resistência da banda de rodagem do pneu.

Vários fatores se somam ao desastre:

  • O ângulo da ponta
  • O material de fabricação do prego
  • O peso do carro
  • A força de impacto entre o pneu e o prego
  • A dureza do revestimento, que não permite a flexão do objeto

Esses elementos fazem com que, a certa velocidade, o prego seja para a superfície do pneu como uma faca na manteiga. Além disso, a menos que ele brilhe de forma notável, esteja em um local específico ou seja de um tamanho maior, ele geralmente é difícil de ser detectado pelo motorista.

Uma jovem a verificar um pneu furado no seu carro e a tentar arranjá-lo.

Como saber que temos um prego no pneu?

Em geral, rodar sobre um prego é imperceptível na maioria dos casos. É por isso que um motorista desatento só percebe a penetração do prego quando já é tarde demais.

A menos que tenhamos pneus runflat, o prego causará uma ruptura na banda de rodagem e provocará um vazamento de ar na câmara interna. Isso pode ocorrer de forma gradual e lenta ou muito rapidamente, dependendo de diversos fatores, como a forma como o objeto atingiu a banda ou o que aconteceu após a penetração.

O perigo nessa situação é que o pneu vazio pode causar a perda de controle do veículo pelo motorista, com consequências graves. De fato, em um percentual ainda indeterminado, as falhas de pneus causadas pela penetração de objetos podem ser fatais.

Em casos ainda mais fortuitos e infelizes, pregos se soltaram do pneu na estrada ou quando parado, causando ferimentos graves.

Prego no pneu: o que fazer em caso de furo com um prego?

Isso depende do tipo de furo e do impacto que teve na integridade do pneu. Geralmente, duas coisas acontecem quando um prego perfura a superfície de um pneu:

  • O pneu esvazia lentamente e progressivamente, oferecendo a possibilidade de detectar sua presença e reparar o pneu.
  • O pneu esvazia imediatamente, de forma violenta ou súbita.

Se conseguirmos detectar o esvaziamento do pneu a tempo e for possível trocar o pneu a tempo, podemos nos considerar sortudos. No segundo caso, o que está em jogo é muito mais do que o preço de um pneu novo ou o custo do conserto do aro.

Se tivermos a infelicidade de um pneu estourar violentamente, produzindo um grande estrondo semelhante a uma explosão. Ou se esvaziar intempestivamente na estrada, devemos adotar uma direção segura.

Mulher a olhar para o pneu traseiro do seu veículo

Passos a seguir em caso de furo

A ruptura súbita de um pneu ao dirigir na estrada ou na rodovia pode ser muito perigosa.

Normalmente, isso ocorre de forma surpreendente e pode ser acompanhado por barulhos altos, fumaça ou uma perda repentina de controle da direção.

Devemos seguir os passos a seguir:

  1. Manter a calma: Embora o barulho, a fumaça ou a perda de direção nos surpreendam, devemos evitar o pânico.
  2. Nunca frear: Essa é a reação primária em situações de emergência. Neste caso, frear pode fazer com que o veículo capote, derrape ou complique a situação.
  3. Deixar o veículo perder velocidade: Usar as marchas, não acelerar e permitir que a inércia faça o seu trabalho.
  4. Afastar-se do tráfego: Devemos direcionar o veículo gradualmente para uma área segura na estrada.
  5. Ligar as luzes de emergência: entrar em contato imediatamente com os serviços de assistência na estrada.

É aconselhável manter uma atitude calma, cuidadosa e sensata a todo momento em caso de um furo de pneu com um prego.

Verifique também

Pneus radiais e diagonais: descubra todas as diferenças

Pneus radiais e diagonais: descubra todas as diferenças

No mundo dos pneus, a escolha entre pneus radiais e diagonais é fundamental para os …