Quando se trata de pneus, imediatamente pensamos nas características sazonais, ou seja, nos três tipos de pneus clássicos e mais populares: os pneus de inverno, os pneus de verão e os pneus “todas as estações” (também chamados de 4 estações). Mas não todo mundo sabe que existem 3 grandes categorias de pneus que diferem em termos de design da banda de rodagem: estamos falando de pneus assimétricos, simétricos e direcionais.
Como distingui-los? Quais são as suas principais características? Qual escolher? Se você também deseja conhecer as diferenças entre pneus assimétricos, simétricos e direcionais, continue lendo este artigo.
Pneus assimétricos: segurança em todas as condições
Nos pneus assimétricos, o padrão da banda de rodagem muda de acordo com o lado para o qual o pneu é destinado.
O lado interno é composto por ombros abertos e pequenas lamelas para melhorar a tração em condições de umidade e neve, permitindo a rápida expulsão da água e reduzindo o risco de aquaplanagem. O lado externo, por outro lado, é caracterizado por grandes blocos que melhoram a tração em piso seco e a estabilidade em curvas.
Eles são destinados a carros de médio e alto padrão e a carros esportivos, para proprietários e motoristas que buscam desempenho excepcional em todas as condições de estrada.
No flanco, você encontrará a palavra “outside” (que indica a direção de montagem) e é aconselhável trocá-los transversalmente, movendo-os e cruzando-os alternadamente. Isso garantirá um desgaste mais uniforme da banda de rodagem.
Abaixo, você encontrará as principais características dos tipos de pneus assimétricos:
- Banda de rodagem com um padrão diferente na parte interna e externa;
- Devem ser montados com a palavra “outside” do lado de fora;
- O lado interno é projetado para melhorar a tração em superfícies molhadas e nevadas;
- O lado externo é projetado para melhorar a tração em superfícies secas e a estabilidade em curvas;
- Eles se adaptam a carros grandes e esportivos.
Pneus simétricos: tipos de pneus mais usados
Este tipo de pneu é o mais comum no mercado, principalmente usado em carros utilitários, compactos (que percorrem curtas distâncias) e veículos comerciais. A banda de rodagem é caracterizada por um design com 2 metades idênticas: eles apresentam a mesma escultura e o mesmo design nas ranhuras e nos cravos.
Eles são silenciosos e duráveis com boa aderência na estrada e uma relação qualidade-preço interessante. Por outro lado, é claro, eles são menos avançados do ponto de vista tecnológico.
Uma das principais vantagens é a capacidade de montá-los em qualquer direção (e cruzá-los também), o que aumenta a sua vida útil.
Principais características dos pneus simétricos:
- A banda de rodagem apresenta um design idêntico nas 2 metades;
- Você pode montá-los independentemente da posição e da direção de rodagem;
- Eles são silenciosos e duráveis;
- Eles são adequados para veículos utilitários e compactos.
Pneus direcionais: melhor aderência em superfícies molhadas ou nevadas
Esses tipos de pneus se diferenciam dos dois primeiros por uma característica fundamental: a direção de rotação. Os pneus direcionais têm, de fato, uma marca em forma de seta no lado que indica a direção de rotação.
O desenho da banda de rodagem em forma de V e os blocos direcionados para baixo melhoram a tração em superfícies úmidas e nevadas. Por isso, eles são adequados para carros esportivos e para aqueles que viajam frequentemente em estradas molhadas e nevadas.
Com esse tipo de pneu, é importante respeitar a direção de montagem: uma montagem incorreta resulta em menor tração direcional em superfícies úmidas e menor estabilidade de frenagem. Para um desgaste mais uniforme, eles podem ser alternados no eixo, mas não devem ser cruzados.
Principais características dos pneus direcionais:
- Desenho da banda de rodagem em forma de V;
- Devem ser montados respeitando a direção de rotação;
- Projetados para melhor tração em superfícies úmidas e nevadas;
- São adequados para carros esportivos e para aqueles que viajam frequentemente em estradas molhadas.