Comprar um carro em leasing ou, melhor ainda, alugar um carro em leasing é uma opção interessante para poder deslocar-se sem ter de comprar efetivamente o veículo. Não se deve confundir o leasing com o aluguel de longo prazo, pois são dois sistemas diferentes. Nos últimos anos, o aluguel de longo prazo e o leasing têm ganhado importância, e a sua procura tem aumentado.
Devido à crise e à impossibilidade de muitos condutores comprarem um carro novo, essas duas modalidades aparecem como uma saída para usar um carro.
Vamos explicar o que é o leasing, bem como as vantagens e desvantagens que ele pode oferecer.
O que é leasing de veículos?
O leasing é formalizado por um contrato de locação que permite que você use um carro por um longo período (cerca de 2 anos). Esta forma de locação inclui a opção de compra do veículo no final do período acordado. Além disso, é possível estender a duração ou devolver o carro quando o contrato terminar. Esta forma de locação destina-se tanto a particulares como a trabalhadores independentes ou empresas.
A grande diferença entre o leasing e o aluguer de longa duração é que o leasing não inclui serviços de manutenção como a substituição de pneus, travões ou quaisquer outras peças, seguro, reparos ou impostos na taxa paga pelo uso do veículo (a menos que esses serviços estejam claramente especificados no contrato). Por essa razão, a prestação mensal é muito mais baixa. O leasing é mais adequado quando se planeja comprar o veículo no final do contrato.
O leasing requer o pagamento de uma entrada inicial, além do pagamento fixo acordado, que pode ser bimensal, mensal, trimestral, etc. Após o término do período de leasing, o cliente pode optar por manter o veículo se pagar o valor residual, o que geralmente não acontece com o aluguel de longo prazo.
O leasing também oferece importantes benefícios fiscais, incluindo a possibilidade de dobrar a depreciação fiscal do veículo, ou seja, acelerar a depreciação do ativo. Por outro lado, normalmente é limitado em quilometragem, o que pode ser uma desvantagem inevitável para alguns trabalhadores.
Ao escolher uma forma de financiamento para o seu veículo, considerar as vantagens e desvantagens pode ser interessante:
Comprar um carro em leasing: Vantagens
- Prestação mais baixa para o cliente.
- Permite usar um veículo sem precisar comprá-lo.
- Mais opções no final do contrato: comprar o veículo pelo seu valor residual, devolvê-lo ou renovar o contrato.
- Benefícios fiscais para empresas: dedução fiscal da depreciação.
- Permite trocar de carro com mais ou menos regularidade, de acordo com as necessidades do condutor.
Comprar um carro em leasing: Desvantagens
- O leasing não inclui custos de manutenção do veículo, impostos, seguros ou assistência em caso de avaria.
- É necessário pagar uma entrada inicial.
- Você não é proprietário do veículo, apenas paga pelo uso durante o período acordado.
- Existe um limite de quilometragem a não exceder, caso contrário, serão aplicadas penalidades.
O LOA (locação financeira ou leasing) tem algumas limitações, especialmente para a compra de veículos, mas geralmente é mais flexível e econômico do que empréstimos tradicionais. No entanto, esse tipo de financiamento não atende às necessidades de todos os condutores, por isso é importante pesar os prós e contras do leasing automóvel antes de tomar uma decisão.
No final do contrato, o leasing oferece mais possibilidades: comprar um carro em leasing pagando o seu valor residual, devolvê-lo ou estender o contrato. Agora que você sabe o que é o leasing e suas vantagens e desvantagens, você deve considerar se o considera como uma alternativa possível à compra de um carro. A decisão é sua.