O teste de fogo passado com honras: o pneu de corrida recém-desenvolvido da Hankook, Hankook Ventus Race, esteve em ação no fim de semana passado nas 24 Horas de Barcelona Hankook e teve uma estreia bem-sucedida na clássica corrida de resistência. O circuito de Fórmula 1 na Espanha foi o palco da final europeia da Série 24H impulsionada pela Hankook e, como esperado, representou um grande desafio para a estreia do Hankook Ventus Race C54 H, que é ligeiramente mais leve que seu antecessor.
O novo pneu foi submetido a altos níveis de estresse no asfalto áspero e nas únicas zebras do circuito na Catalunha. Os pneus dianteiros, em particular, foram realmente testados na pista de 4.657 quilômetros. No entanto, o Ventus Race superou esses testes com honras em sua estreia, ajudando o vencedor geral a estabelecer um novo recorde de distância de 725 voltas nas 24 Horas de Barcelona Hankook.
A estreia do novo Hankook Ventus Race
Desde o início, a maratona de 24 horas viu uma emocionante batalha de três equipes na liderança, com o pole position IMSA LS Group Performance, a equipe Haas RT e a Herberth Motorsport lutando pela frente. Durante a noite, a equipe IMSA LS Group Performance, que fez sua primeira aparição desde 2017 na Série 24H impulsionada pela Hankook, conseguiu assumir a liderança.
O nível de emoção aumentou novamente no final da corrida, quando o Audi Haas RT se aproximou do líder; no entanto, a recuperação veio tarde demais. Após 725 voltas de corrida, um novo recorde de distância nas 24 Horas de Barcelona Hankook, foi a IMSA LS Group Performance com Julien Andlauer, Grégory Guilvert, Simon Tirman e Laurent Hurgon ao volante do Porsche 911 GT3 R #76 quem cruzou a bandeira quadriculada. Após a corrida, Hurgon elogiou o novo produto do fabricante de pneus premium: “Você realmente podia pressionar por várias voltas com o novo pneu Hankook. Ele se degradava um pouco depois disso, mas ainda se saía bem. É exatamente o pneu certo para corridas de resistência.”
Os vencedores foram seguidos na linha de chegada 1 minuto e 37 segundos depois por Miika Panu, Mathieu Detry, Max Hofer, Gavin Pickering e Kris Cools no Audi R8 LMS GT3 EVO 2 #21 da Haas RT. Em terceiro lugar ficou o Porsche 911 GT3 R #91, com Ralf Bohn, Daniel Allemann, Robert Renauer, Alfred Renauer e Patrick Kolb ao volante da Herberth Motorsport. A vitória geral no “Trophy Europeu GT 2023” foi para a Atlas BX Motorsports com Steven Cho, Roelof Bruins, Jongkyum Kim, Taekeun Yang e Donggi Noh no Mercedes-AMG GT4 #403.
Na categoria TCE, os três vezes campeões da Wolf-Power Racing comemoraram uma vitória muito aguardada com o Audi RS3 LMS TCR #121, com os pilotos Jasmin Preisig, Ivars Vallers, Roberto Ferri e Miklas Born superando um eixo quebrado no início das 24 horas para conquistar uma excelente vitória. O mesmo destino aconteceu com a Holmgaard Motorsport no Cupra Leon Competição TCR #102. No entanto, o segundo lugar em Barcelona foi suficiente para que Magnus Holmgaard, Jonas Holmgaard, Roy Edland, Tom Cloet e Michael Sallenbach assegurassem o título europeu no TCE Trophy.
Manfred Sandbichler, Diretor da Hankook Motorsport Europa: “O novo pneu de corrida fez exatamente o que se esperava que fizesse. Tudo correu conforme o planejado, mesmo em um circuito como Barcelona, que é um desafio para os pneus. Obviamente, as equipes tiveram que primeiro se familiarizar e adquirir experiência com o novo Ventus Race C54 H e adaptar seus carros em conformidade. Nossa equipe os apoiou perfeitamente nesse aspecto. Ao introduzir este novo produto, a confiante parceria que existe há muitos anos entre a Hankook e o promotor Creventic realmente deu frutos. Os espectadores testemunharam uma corrida de 24 horas emocionante até o final e que mais uma vez ofereceu tudo o que torna as corridas de resistência tão especiais.”
Reações dos pilotos ao novo Hankook Ventus Race:
Alfred Renauer, Herberth Motorsport: “O novo pneu manteve constantemente sua pressão de ar, tornando-o muito previsível. Os pneus traseiros, em particular, foram melhores que seu antecessor. Apenas no final da corrida começaram a desgastar um pouco. Não tivemos um único furo.”
Sergiu Nicolae, Willi Motorsport por Ebimotors: “Realmente gostei de pilotar com os novos pneus Hankook. Eles foram ainda melhores do que a versão anterior. Tivemos alguns problemas de subesterço em algumas ocasiões, mas, em geral, o pneu foi muito estável.”
Charles Espenlaub, CP Racing: “Estou muito impressionado com a consistência do novo pneu. Em termos de desempenho máximo, ele não é tão bom quanto a versão anterior, mas mantém um alto nível de desempenho por um longo tempo. Conseguimos implementar nossa estratégia com os pneus e não tivemos problemas.”