No Cinema: 10 Aparições da Goodyear na Tela Grande

No Cinema: 10 Aparições da Goodyear na Tela Grande

Luzes. Câmera. Ação. Pneus. O mundo do cinema e a Goodyear se cruzaram muitas vezes em suas respectivas histórias. Para celebrar o 125º aniversário da Goodyear, vamos desenterrar filmes antigos e revisitar algumas das interseções mais importantes entre a Goodyear e Hollywood.

As raízes da Goodyear e da indústria cinematográfica remontam à mesma época. A Goodyear foi fundada em 1898, na mesma época em que o cinema entrava na cultura dominante. Como mostra a lista a seguir, ambos percorreram um longo caminho desde então.

A Goodyear no cinema

O fabricante de pneus Goodyear participou de alguns dos filmes de carros mais importantes de todos os tempos. Aqui estão nossas melhores escolhas:

CARS (2006 – 2017)

O filme foi responsável pelo amor de uma geração por carros e automobilismo.

A Goodyear e a Walt Disney Pictures iniciaram uma colaboração para trazer uma versão fictícia da icônica marca Goodyear para o universo Pixar. Lightyear é o fornecedor exclusivo da Copa Piston e aparece na lateral do pneu do Relâmpago McQueen e de todos os seus concorrentes. A Pixar entrou em contato com a Goodyear para garantir que o filme fosse autêntico, até nos pneus.

Seja lutando sob as luzes do Autódromo do Sul ou arrastando-se na escuridão virando tratores, os “Lightyears” de Relâmpago McQueen tinham tudo sob controle.

No filme, até mesmo Al Oft, o dirigível “Lightyear”, sobrevoa as corridas mais importantes ao longo dos filmes Carros, assim como o dirigível Goodyear real, visível em corridas como as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas de Daytona.

Herbie (1968 – 2005)

De uma franquia cinematográfica com carros sensíveis para outra, a Goodyear apareceu em outra franquia da Disney. Herbie, o Volkswagen Fusca de 1963, aqueceu os corações de milhões de pessoas com seu charme mecânico.

Os pneus Goodyear aparecem montados em Herbie em várias ocasiões ao longo da história da franquia, incluindo o primeiro filme The Love Bug e o mais recente Herbie Fully Loaded.

Neste último filme, Maggie descobre Herbie em um ferro-velho, e a dupla embarca em uma aventura que os leva ao topo da NASCAR com uma vitória no California Speedway.

Herbie

Scarface (1983)

Cumprimente meu (não tão) pequeno amigo, o dirigível Goodyear! Este dirigível de 128 pés de comprimento aparece no remake clássico de 1983 do filme Scarface (1932) e no romance homônimo de 1929.

O texto “The World is yours” (O mundo é seu) é apresentado a Tony Montana no dirigível durante o filme, no qual o protagonista não hesita em nada para assumir o controle do mercado local de drogas.

Desde os primeiros dirigíveis Goodyear, na década de 1910, esse ícone dos céus tem sido visto em alguns dos maiores eventos esportivos e culturais, desde o Oscar até o Super Bowl.

Batman (2022)

Se houvesse um carro que definisse seu personagem, sem dúvida seria o Batmóvel. Com sua primeira aparição nas histórias em quadrinhos de 1939, este carro continua sendo um símbolo relevante e poderoso nos dias de hoje.

No último filme do Batman, o “Batmóvel” de Bruce Wayne está equipado com pneus Mickey Thompson, que se tornaram uma marca da Goodyear em 2021.

Equipado com um Dodge Charger de segunda geração altamente modificado, ele parece fantástico nesta adaptação sombria e intensa de um fenômeno cultural.

Os pneus Mickey Thompson são populares na cena de alto desempenho e corridas de aceleração nos Estados Unidos. Perfeitos para o trabalho de desaparecer nas sombras em um instante…

A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969)

Uma lista de filmes relacionados a carros só está completa com a menção de James Bond. Os veículos que apareceram nos filmes ao longo dos anos são quase tão icônicos quanto os atores que interpretaram o agente “007”.

A Serviço Secreto de Sua Majestade, o sexto filme da franquia, apresenta um belo Mercury Cougar XR7 de 1969, dirigido pela condessa Teresa “Tracy” di Vicenzo.

O carro está equipado com pneus de rally Goodyear, e durante o filme, vemos ele dirigindo na neve e no gelo em uma clássica perseguição de carros Bond, seguido de perto pelos assassinos de Blofeld.

Claramente com mais aderência do que seus perseguidores, Bond e Tracy se unem inadvertidamente a uma corrida de rallycross antes de finalmente escaparem ilesos.

De Volta para o Futuro Parte I e II (1985 – 1989)

De Volta para o Futuro é um tipo muito diferente de filme atemporal. Quando Doc Brown imaginou a máquina do tempo DMC DeLorean, escolheu um conjunto de pneus Goodyear. Certificados além das 88 milhas por hora necessárias para viajar no tempo, os pneus exibiam o clássico “Goodyear Eagle GT” gravado em branco na lateral.

O próprio carro se tornaria um clássico, transcendendo Hollywood para se tornar um símbolo memorável das viagens no tempo.

O Eagle GT era um pneu de alto desempenho com um desenho inspirado nos pneus de Fórmula 1 da Goodyear. Hoje em dia, muitos dos bem-sucedidos pneus de alto desempenho da Goodyear ostentam com orgulho o nome Eagle. Marty e Doc deviam saber de alguma coisa…

Ford vs Ferrari (2019)

Mais de 20 anos antes de Doc Brown inventar a máquina do tempo, Carroll Shelby teve um sonho.

Estamos em 1963 e, até aquele momento na década, a Ferrari havia dominado em Le Mans. Todos pensavam que eram intocáveis. Todos, exceto Shelby.

No filme, Shelby e Ken Miles desenvolveram o Ford GT40 Mk II, que finalmente era um carro capaz de igualar o poder de Enzo Ferrari. A Ford venceu as 24 Horas de Le Mans de 1966 com os pilotos Chris Amon e Bruce McLaren. Miles e Denny Hulme terminaram em segundo no Ford irmão.

Para a Goodyear, esta foi a segunda de suas 14 vitórias em Le Mans. Enquanto isso, a Ford continuaria sua série de vitórias em 1967, 1968 e 1969.

Ford GT40

Rush (2013)

Este filme de corrida é outra história de uma feroz rivalidade entre dois grandes de todos os tempos: desta vez no mundo da Fórmula 1 entre James Hunt e Niki Lauda, que se enfrentaram durante a temporada de 1976 com pneus Goodyear.

Foi a inspiração de Ron Howard para o filme Rush de 2013, estrelado pelo carismático Hunt e o calculista Lauda. Assim como as 24 Horas de Le Mans de 1966, foi uma batalha de resistência entre esses dois rivais, que terminou com a vitória de Hunt no campeonato mundial por apenas um ponto.

Esse período consolidou a dominação da Goodyear nas corridas de Grand Prix, e Rush apresenta o dramático confronto no Japão entre seus dois protagonistas. Nessa temporada, todos, exceto três carros, competiram na Fórmula 1 com Goodyear, e até hoje, a Goodyear é o fabricante de pneus com mais vitórias em Grandes Prêmios (368).

Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)

Seja ganhando os prêmios mais cobiçados do automobilismo ou protegendo os direitos dos dinossauros geneticamente modificados, a Goodyear esteve em todos os cantos do mundo do cinema.

Em Jurassic World: Reino Ameaçado, os pneus OTR da Goodyear equipam os caminhões blindados BAE MRAP 6X6, especialmente projetados para resistir ao ataque de um T-Rex.

Os pneus são Goodyear MV/T, um pneu militar ultra-resistente que se destaca na lama e na areia. Perfeito para a Ilha Nublar.

Clube da Luta (1999)

Neste clássico, os personagens se veem envolvidos em um submundo anticapitalista. A marca Goodyear está muito presente na loja de pneus do filme.

O narrador, atormentado pela insônia, “conhece” Tyler Durden, que forma um clube clandestino onde os membros lutam contra o tédio de suas vidas cotidianas. O resultado é um final explosivo para um dos filmes surrealistas mais memoráveis da história do cinema.

Verifique também

Venda de pneus: análise do mercado na Europa 2024

Venda de pneus: análise do mercado na Europa 2024

O mercado de venda de pneus na Europa está passando por uma transformação significativa, impulsionada …