A Goodyear Tire & Rubber Company anunciou no final do ano o seu plano de transformação “Goodyear Forward”, após a formação de um Comitê de Revisão Estratégica e Operacional ligado à carta “Accelerate Goodyear” da Elliott, e projetado “para otimizar sua carteira de produtos, melhorar significativamente a margem operacional e reduzir a alavancagem financeira para promover a criação de valor sustentável para os acionistas”.
Como? Primeiro, gerando “receitas brutas superiores a 2 bilhões de dólares” ao buscar “alternativas estratégicas para seu negócio químico, a marca Dunlop e o negócio de pneus OTR”. Ou seja, a empresa norte-americana está considerando a opção de vender esses negócios.
Goodyear Forward: Goodyear anuncia muitas mudanças
A empresa também seguirá com um novo presidente e diretor executivo após o anúncio simultâneo da saída do atual diretor executivo, Richard J. Kramer.
Este plano é o resultado de uma avaliação abrangente realizada pelo Comitê de Revisão Estratégica e Operacional (o “Comitê de Revisão”) do Conselho de Administração para avaliar todas as oportunidades estratégicas, operacionais e financeiras da Goodyear, com o objetivo de maximizar o valor.
“Nosso plano de transformação Goodyear Forward representa um caminho claro para criar uma Goodyear mais rentável”, afirmou Richard J. Kramer, presidente e diretor executivo da Goodyear. “O Comitê de Revisão explorou todas as oportunidades de maximização de valor e identificou iniciativas específicas e detalhadas para racionalizar nossa carteira, ampliar margens e fortalecer nosso balanço. Aproveitando nossas fortalezas, este plano permitirá à Goodyear melhorar e expandir nossa posição de liderança, alcançar um crescimento rentável em todos os mercados, criar valor significativo para nossos acionistas e estabelecer as bases para o sucesso nos próximos 125 anos».
«Este plano é o resultado de uma avaliação abrangente e exaustiva do negócio da Goodyear, liderada pelo Comitê de Revisão», disse Laurette T. Koellner, Diretora Líder Independente do Conselho de Administração da Goodyear. “Todo o Conselho de Administração apoia este plano e confia que gerará uma criação de valor substancial e duradoura para os acionistas. Apreciamos as contribuições construtivas fornecidas pelos nossos acionistas ao longo deste processo”.
Em nome da Elliott Investment Management, um dos maiores investidores da Goodyear, o gestor sênior de carteira Marc Steinberg e o gestor de carteira Austin Camporin afirmaram: “Acreditamos que o plano de transformação ‘Goodyear Forward’ representa uma série significativa de passos em direção a uma Goodyear mais sustentável, forte e rentável. Agradecemos a Rich por sua liderança e ao Comitê de Revisão por seus esforços de colaboração, e esperamos continuar nosso diálogo com a empresa enquanto implementa essas iniciativas e trabalha para oferecer o valor positivo que vemos para todos os acionistas da Goodyear”.
O Comitê de Revisão foi composto por cinco diretores, incluindo dois novos diretores independentes nomeados em julho de 2023. Ao longo de 16 semanas, o Comitê de Revisão participou de análises e debates aprofundados com o apoio dos principais assessores financeiros e do setor.
A revisão culminou em um plano detalhado e viável para simplificar o negócio, acelerar o crescimento e melhorar a posição competitiva. Todo o Conselho de Administração supervisionará a execução do plano Goodyear Forward e permanece comprometido com a avaliação contínua das oportunidades de melhoria de valor. A empresa fornecerá atualizações periódicas aos acionistas sobre o progresso na execução do plano.
O que Goodyear Forward trará
- Receitas brutas superiores a $2 bilhões por meio da otimização da carteira. Após uma avaliação abrangente de todos os ativos, a Goodyear decidiu buscar ativamente alternativas estratégicas para alguns de seus negócios, especificamente o químico, a marca Dunlop e o negócio de pneus off-road.
- As ações de redução de custos gerarão um benefício anual de mil milhões de dólares até 2025. A empresa iniciou um plano específico e viável de redução de custos, incluindo ações de otimização da pegada e da fábrica; aquisições; cadeia de abastecimento; e P&D. Com fluxos de trabalho únicos, a Goodyear tem uma visão clara de atingir 100% das economias de custos estimadas.
- As ações de primeira linha gerarão um benefício anual de $300 milhões até 2025. A empresa identificou oportunidades na América do Norte para otimizar o posicionamento da marca, racionalizar os SKU, aumentar a margem dos clientes e canais de venda, além de melhorar a prima.
- A margem operacional do segmento dobrará para 10% até 2025. Com os benefícios das reduções de custos e das ações tomadas pela Goodyear, e líquido do impacto das vendas de ativos esperadas e da inflação, a empresa espera que a margem operacional do segmento dobre de cerca de 5% em 2023 para 10% noquarto trimestre de 2025.
- Alavancagem líquida de 2,0x – 2,5x até 2025. A Goodyear fortalecerá seu perfil financeiro através do crescimento dos lucros, geração de fluxo de caixa e redução da dívida, melhorando sua classificação de grau de investimento. A empresa espera reduzir a dívida em aproximadamente $1,5 bilhão, líquido de aproximadamente $1,1 bilhão em reestruturação.
Evercore, Lazard e Goldman Sachs atuaram como assessores financeiros da Goodyear.