Fuga de óleo no motor : possíveis causas e soluções

Fuga de óleo no motor : possíveis causas e soluções

Ao estacionarmos nosso veículo e, ao retornar para buscá-lo, notamos uma mancha escura sob o carro, isso é um sinal claro de vazamento de óleo do motor, mas não é o único. Na verdade, a perda de líquido de lubrificação pode ser causada por diversos fatores e, em diferentes casos, pode ser um problema sério ou, pelo contrário, fácil de resolver. Mas, por que meu carro está perdendo óleo?

Fuga de óleo no motor : meu carro está perdendo óleo por baixo

Como reconhecer que o motor está perdendo óleo? Porque é que tenho uma fuga de óleo no motor?

A presença de uma mancha escura sob nosso carro deve nos alertar, pois é quase certo que se trata de um vazamento de óleo do motor. Nesse caso, é aconselhável reparar os danos imediatamente e adicionar óleo novo para evitar problemas. No entanto, há muitos outros casos, muito menos visíveis, nos quais um carro pode perder óleo do motor e, portanto, exigir mais atenção.

Se suspeitarmos que nosso carro está perdendo óleo, podemos realizar algumas ações para verificar nossa hipótese. Por exemplo, podemos verificar o nível usando a vareta de medição: se o nível baixar muito pouco tempo após a última troca de óleo, é muito provável que haja um vazamento de óleo do motor. Outro método é verificar o motor levantando o capô: se muitos componentes estiverem cobertos por uma espécie de película preta, é muito provável que haja um vazamento.

Outra ajuda pode ser fornecida pela luz vermelha ou pelo indicador de óleo, obviamente no painel de instrumentos. Se ela permanecer acesa após a partida do motor e após a verificação de rotina que dura alguns segundos, é recomendável completar o óleo o mais rápido possível.

Vareta de óleo

Fuga de óleo no motor: Quais podem ser as causas da perda de óleo do motor?

Por que meu carro está perdendo óleo? Porque é que tenho uma fuga de óleo no motor? As causas que podem levar à perda de óleo do carro pela parte inferior podem ser diversas, vejamos as mais comuns.

O desgaste de juntas e anéis de vedação é sem dúvida uma delas. Esses componentes são de borracha e estão sujeitos a desgaste ao longo do tempo, especialmente se não tivermos uma garagem e deixarmos o carro do lado de fora.

Em temperaturas baixas, esses componentes delicados podem sofrer desgaste rápido, especialmente se não aquecermos corretamente o veículo. Uma junta desgastada torna-se menos elástica e perde sua capacidade de vedação: o resultado será que o carro começará a perder óleo na área das superfícies de contato vedadas pelas juntas.

Um segundo fator que pode causar vazamentos de óleo está relacionado ao aumento da pressão no sistema devido ao acúmulo de impurezas. Isso causa maior atrito, que pode levar a vazamentos de óleo nos casos mais graves. Um exemplo disso pode ser o entupimento dos componentes do sistema de ventilação do cárter do motor, que causa superpressão e a consequente saída de óleo.

Às vezes, o problema pode ser causado por uma quantidade excessiva de óleo entrando no reservatório ou por sua viscosidade elevada. Outras causas de vazamento de óleo podem ser devidas ao afrouxamento dos componentes de fixação do cabeamento, ou ao filtro de óleo, que pode ter sido instalado incorretamente ou estar entupido, ou cuja junta pode estar danificada.

Finalmente, uma das causas mais frequentes e reconhecíveis: a ruptura do cárter de óleo. Este é o recipiente que contém o lubrificante, geralmente localizado na parte inferior do veículo. Portanto, o risco de quebra do cárter de óleo é mais real em carros esportivos, ou pelo menos naqueles com altura mínima do solo.

Mecânico verifica o nível de óleo

 

Fuga de óleo no motor por baixo: quanto custa o conserto na oficina?

A menos que tenhamos rosqueado incorretamente a vareta de óleo ou a tampa do reservatório, qualquer vazamento de óleo requer uma visita ao mecânico. O custo para eliminar um vazamento de óleo devido a superpressão no sistema pode ser bastante elevado, na faixa de centenas de euros, pois requer verificações detalhadas pelo mecânico que realizará o serviço.

O custo da substituição do filtro de óleo é menor, seja devido ao desgaste ou à instalação incorreta. O custo fica em torno de 20 a 30 euros, mas muitas oficinas até oferecem esse serviço gratuitamente para incentivar os clientes a trocarem o óleo lá.

É mais difícil determinar o custo da troca de óleo, pois o preço dependerá inevitavelmente da marca do carro. Em geral, no entanto, o custo da troca de óleo varia de 60 a 100 euros, aos quais devem ser adicionados os custos com mão de obra e novo óleo.

Verificando se a tampa do motor está bem fechada

 

Fuga de óleo no motor: faça o reparo você mesmo

Reparar um carro que está perdendo óleo por baixo é uma operação bastante complexa, a menos que tenhamos rosqueado incorretamente a tampa do reservatório ou a vareta de medição do óleo no reservatório. Em todos os outros casos, é necessário ter noções básicas de mecânica e ser capaz de identificar os diferentes componentes.

Por que meu carro está perdendo óleo? Se o vazamento for causado por superpressão, podemos verificar o estado das juntas e a presença de impurezas no sistema de ventilação e, nesse momento, eliminá-las.

A substituição do filtro de óleo, por outro lado, é uma operação bastante simples: a parte mais difícil é identificá-lo. Uma vez feito isso, basta substituí-lo desenroscando o antigo e rosqueando o novo. Devemos ter cuidado ao rosqueá-lo, pois se o filtro estiver mal colocado, pode ocorrer vazamento de óleo do motor. O custo da operação pode chegar a no máximo 40 a 50 euros.

Por outro lado, trocar o cárter de óleo é mais complicado. A posição do reservatório torna quase obrigatório o uso de um elevador de carro que todas as oficinas têm para acessá-lo facilmente e trabalhar nos elementos de fixação.

Se quisermos fazer isso de forma independente, talvez aproveitando um ponto favorável no terreno para trabalhar na parte inferior do nosso carro, então devemos ter um recipiente para coletar o óleo que ainda pode estar no cárter para ser substituído. Desapertaremos os parafusos que o seguram e substituiremos o antigo reservatório pelo novo.

Após verificar a fixação correta, podemos proceder ao enchimento do reservatório com óleo novo. O custo da operação deve estar na faixa de 80 a 100 euros, incluindo o novo cárter de óleo e os litros de lubrificante novo necessários para atingir o nível ideal.

Verifique também

Pneus radiais e diagonais: descubra todas as diferenças

Pneus radiais e diagonais: descubra todas as diferenças

No mundo dos pneus, a escolha entre pneus radiais e diagonais é fundamental para os …