Como são fabricados os pneus? De que são feitos os pneus? Qual é a sua composição? O pneu é uma das muitas invenções que mudaram a história da humanidade e que estão muito presentes em nossas vidas. Cada vez que você sai de casa, entra no seu carro, sobe em uma moto ou pega o ônibus para o trabalho, há pneus trabalhando para você. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como eles são fabricados. Se você é curioso e está interessado em finalmente saber do que são feitos os pneus, não perca o próximo artigo.
De que são feitos os pneus: composição dos pneus
- Borracha
- Carbono preto
- Aço
- Fibras têxteis
- Minerais
- Compostos químicos, agentes de vulcanização e antioxidantes
De que são feitos os pneus: a borracha, o componente principal
Até agora, a primeira resposta é bastante simples. A matéria-prima principal é a borracha. Isso é comumente chamado de banda de rodagem, embora esteja presente em outras partes do pneu. A maioria das marcas de fabricantes de pneus usa uma mistura variável de dois tipos de borracha:
- borracha natural
- borracha sintética
A borracha natural usada na fabricação de pneus vem da látex, é mais cara e mais trabalhosa de obter. Por outro lado, a borracha sintética é feita a partir de vários polímeros que são derivados simples do petróleo. Eles são mais baratos, mesmo passando por um processo de extração de petróleo bruto para sua fabricação.
Você sabia que um único pneu pode conter mais de 30 tipos diferentes de borracha?
Negro de carbono, a matéria-prima menos conhecida
Este é talvez o material menos conhecido quando se pergunta do que são feitos os pneus. De onde vem esse material? O negro de carbono é obtido pela queima incompleta de derivados de petróleo. Ele atua como pigmento na produção de pneus, mas também é um componente chave dos pneus que deve ser mencionado ao responder à pergunta sobre do que é feito um pneu, porque sua função principal é reforçar o pneu. Ele adiciona resistência à abrasão para prolongar a vida útil do pneu contra o desgaste causado pelo atrito com o asfalto.
Aço, essencial na fabricação de um pneu
Outro elemento importante na estrutura de um pneu é o aço. Faz parte das lonas de carcaça radiais, que fazem contato e garantem a vedação das rodas. Existem diferentes qualidades de aço, dependendo do pneu, e a quantidade usada varia para cada roda. O aço não existe naturalmente: é uma liga de ferro e carbono com uma porcentagem variável deste último elemento, entre 0,008% e 2% em massa de sua composição.
Componentes têxteis
Você pode se surpreender ao saber que um pneu também contém fibras têxteis. Embora sejam cada vez menos usadas na fabricação de pneus modernos, as fibras têxteis ainda estão presentes na forma de cabos de fibras têxteis e lonas de carcaça em muitos dos pneus que usamos atualmente.
Minerais
Você deve saber que os pneus para carros, SUVs ou vans também contêm minerais e produtos derivados deles. Entre eles, estão:
- enxofre
- óxido de zinco
Pode-se dizer que ambos são essencia
is para o desenvolvimento dos pneus de hoje. Mas também existem outros minerais que fazem parte das borrachas, como silício ou cádmio. Alguns deles estão presentes na forma de óleos minerais. Especificamente, o silício é fundamental na fabricação de pneus de inverno, pois permite que a mistura seja mais flexível e eficaz em temperaturas abaixo de 7 graus Celsius.
Compostos químicos e outros elementos
A maioria dos pneus modernos usa mais de cem compostos químicos diferentes, e, em geral, esse número pode ultrapassar 200.
Como você pode ver, as matérias-primas para fazer um pneu são diversas. Além da borracha, do carbono preto, do aço, das fibras têxteis, dos minerais e dos compostos químicos, também é necessário usar agentes de vulcanização e antioxidantes que ajudam a proteger o pneu do desgaste causado pela luz solar.
Agora você conhece todos os materiais que estão no coração e na alma de cada pneu, de cada roda. Então, se alguém perguntar a você “De que são feitos os pneus?”, você pode surpreendê-lo com uma resposta completa e precisa.