Com o Continental EcoContact 6 Q (último modelo da bem-sucedida linha Continental EcoContact), as escolhas feitas no design deste novo pneu podem melhorar a eficiência do seu automóvel. E também a quilometragem dos próprios pneus.
Os principais aspectos em que a Continental trabalhou para obter uma borracha altamente eficiente são a banda de rodagem, o composto e a estrutura interna do pneu. A banda de rodagem é o elemento mais visível sobre o qual se pode observar o trabalho realizado para melhorar a eficiência. Em particular, no Continental EcoContact 6 Q, os engenheiros procuraram obter uma pegada homogênea entre a roda e o solo, a partir de um design assimétrico nos ombros da banda de rodagem.
O equilíbrio entre o comportamento seco e molhado deve-se principalmente a uma relação equilibrada entre a largura das ranhuras na superfície e as saliências. Ou seja, as partes em relevo, que têm as bordas arredondadas para terem menos deformação nas curvas, reduzindo assim também a percepção de rolamento.
Essas características estão alinhadas com as necessidades de um carro híbrido plug-in como, por exemplo, alguns modelos da Mercedes. O Continental EcoContact 6 Q foi desenvolvido para melhorar a eficiência, apoiando o motor de combustão interna com uma bateria e eletricidade, que também podem ser recarregadas a partir de uma tomada elétrica.
Trata-se de um tipo de pneu cada vez mais popular, onde a redução do consumo traz benefícios em termos de custos de uso, favorecidos pela eficiência do componente elétrico do esquema plug-in.
Além de tudo o que foi mencionado anteriormente, o composto EcoContact 6 Q, em termos de ligações químicas, é caracterizado por ligações fortalecidas entre as cadeias moleculares dos polímeros (que conferem elasticidade e dureza) e a sílica, o que afeta a eficiência. Obtendo assim um bom equilíbrio entre flexibilidade e rigidez, e portanto entre reatividade (e precisão de condução) e a capacidade de adaptação a diferentes condições de aderência, em asfalto seco e molhado.
Este composto, que a Continental chama de Green Chili 2.0, também reduz a formação de calor gerada pelas deformações cíclicas da borracha durante a rodagem, melhorando assim o consumo de energia utilizado para mover o veículo e as emissões de CO2, com benefícios também em termos de desgaste dos pneus e quilometragem.
A letra Q do EcoContact 6 indica a palavra inglesa QUIET, que significa silencioso. Em particular, para reduzir o ruído de rodagem dos pneus a 50 km/h, a Continental concentrou-se em blocos, lâminas e sulcos laterais. O limite de homologação, de fato, a partir de 1º de julho de 2022, será reduzido de 72 para 70 dB.
Outra tecnologia que o EcoContact 6 Q adota é aquela que permite não ter que parar em 80% dos casos de furo: chama-se ContiSeal e é reconhecida por um símbolo no lado dos pneus que o possuem e pode ser montada em todas as jantes que são normalmente utilizadas.
No interior do pneu há uma camada de material com uma viscosidade capaz de vedar lesões de até 5 milímetros de diâmetro, tipicamente causadas por objetos como pedras, cacos de vidro ou pregos. Portanto, não há perdas de pressão, o que permite que o carro continue sua viagem, sem repercussões na capacidade de condução e na quilometragem do pneu. Uma vez que chegue ao destino, basta fazer com que um especialista em pneus verifique a roda.
Toda a linha:
100 %
0 %
0 %