Existem pneus que melhoram a eficiência do combustível. Compre agora seus novos pneus eficientes e você reduzirá o consumo de gasolina eficazmente.
Os pneus eficientes têm uma melhor relação entre aderência, conforto e segurança. Muitos elementos contribuem para considerar um pneu como eficiente. Desde uma excelente aderência em condições extremas, passando por um bom conforto de condução e altos níveis de segurança.
Para poder qualificar um pneu como eficiente, deve-se considerar em primeiro lugar o seu uso. Um pneu altamente eficiente em terrenos off-road pode não ser totalmente eficiente em estradas asfaltadas e vice-versa. No entanto, em termos gerais, os pneus devem atender a certos critérios básicos para serem considerados eficientes.
Para ser eficiente, um pneu deve ser seguro, confortável e ter uma aderência superior para as condições a que se destina.
Vários elementos separam um pneu eficiente de outro. No entanto, há vários componentes comuns que os unem e qualificam como eficientes.
Os pneus são o principal elemento de segurança na frenagem e na estabilidade do carro na estrada. Eles são os principais responsáveis pela manutenção da direcionalidade e estabilidade na estrada.
A resposta do pneu às mudanças de direção é determinada por uma eficiência na aderência ao pavimento. À medida que o pneu pode ter maior superfície de contato com o solo, independentemente de sua condição, será mais eficiente.
Por outro lado, a eficiência do pneu é medida pela aderência em solos molhados, sua eficiência nas curvas e a resistência ao aquaplanagem.
Um dos elementos que mais qualifica um pneu como eficiente é a distância de frenagem.
Independentemente do tipo de solo, o pneu deve ter uma distância de frenagem tal que permita ao condutor parar o carro diante de possíveis imprevistos na via.
Para calcular as distâncias de frenagem, o pneu é submetido a testes de laboratório e de pistas de teste. Neles, o pneu é submetido a uma frenagem brusca em uma velocidade e um solo determinado.
O pneu é testado em frenagens em solos molhados, secos, com cascalho, gelo, neve, lama ou em superfícies irregulares.
Mede-se a distância desde que o pedal de freio é acionado até que o carro pare completamente. Evidentemente, quanto menor a distância de frenagem, maior será a eficiência do pneu.
O aquaplanagem ou hidroplanagem é um fenômeno que ocorre na condução em que o pneu se desloca sem aderência em uma superfície molhada.
A água cria uma camada entre o pneu e a estrada, produzindo o que se conhece como efeito trenó, onde o pneu se desloca sem controle sobre a camada de água, assim como um trenó na neve ou na água.
Os pneus com melhores desenhos de banda de rodagem, com maior favorecimento da evacuação excêntrica (do centro para as bordas), são mais eficientes e seguros.
Da mesma forma, existem dois tipos de planagem: a planagem longitudinal e a transversal. A primeira ocorre de maneira reta, atuando como um patim sobre a superfície.
Na hidroplanagem cruzada, o carro se desloca lateralmente, com consequências que podem incluir saídas de pista, derrapagens ou capotamentos.
Os pneus mais ruidosos e com maior vibração no volante geralmente são considerados menos eficientes.
Para isso, vários elementos contribuem para a produção de pneus silenciosos, como o desenho da banda de rodagem, ombros, superfície da banda e lamelas antirruído.
Os pneus mais silenciosos proporcionam uma condução mais confortável. Ao mesmo tempo, são um elemento de segurança, pois causam menos distrações ao condutor.
Muitos pneus são fabricados com sistemas que reduzem o risco de furos. Isso é especialmente útil quando ocorrem longe de áreas de serviço ou de assistência em estradas.
Impactos com o meio-fio ou saliências na estrada podem causar deformações na estrutura do pneu, provocando maior instabilidade na condução e tornando-os menos eficientes na frenagem.
Os sistemas antifuro funcionam em duas modalidades:
Essas cápsulas rompem-se quando um objeto estranho as perfura, encapsulando-o em uma bolha de espuma e impedindo que o ar interno escape. Isso permite que o condutor chegue ao próximo local seguro para a troca.
Os pneus mais eficientes não são necessariamente os mais caros. Com um mercado cada vez mais exigente e conhecedor, os fabricantes adaptaram sua produção para oferecer produtos seguros, eficientes e bastante acessíveis.
100 %
0 %
0 %
100 %
0 %
0 %
100 %
0 %
0 %
100 %
0 %
0 %
95 %
5 %
5 %
Mostrando 801 a 820 de 1590 resultados