Equivalência de pneus
Equivalência de pneus para moto
Verificação de Equivalência de Pneus
- Insira a medida original que consta na documentação do seu veículo
- Insira a medida a ser verificada
-A variação atualmente reconhecida legalmente para considerar um pneu equivalente é de ± 3%
Calculadora de equivalência de
pneus de moto
Quando chega a hora de trocar os pneus da moto por outros de dimensões diferentes dos originais, é muito importante sempre levar em consideração o que diz a lei, para não ter problemas na inspeção técnica. Atenção: qualquer alteração de perfil, diâmetro ou largura deve respeitar a legislação vigente. Um pneu de moto equivalente terá sempre:
- Índice de carga igual ou superior ao indicado na ficha técnica. categoria de velocidade igual ou superior ao mínimo indicado na ficha técnica.
- O perfil da jante indicado na ficha técnica.
- Diâmetro externo igual ao indicado na ficha técnica, com uma tolerância de ± 3%.
Existem muitas razões que levam os motociclistas a trocar os pneus da sua moto ou scooter, seja por razões estéticas ou para melhorar o desempenho. Trocar os pneus da moto é uma operação que deve necessariamente respeitar esta regra de equivalência dos pneus de moto.
Poucos entusiastas das duas rodas sabem que é possível montar pneus de dimensões diferentes. Outros pensam que é muito complicado, mas graças à calculadora que você tem nesta página, você evitará muitas dores de cabeça.
Mais do que importante, a montagem de novos pneus equivalentes para motos também é uma questão de segurança. Deixando de lado os problemas na inspeção técnica, que ninguém quer experimentar, seguir e respeitar as regras de equivalência dos pneus de moto significa conduzir com melhor aderência, ter bom desempenho em piso seco e molhado, reduzir a distância de frenagem e economizar combustível.
Você nunca deve montar pneus inadequados ou de tamanho inaceitável para a estrutura da sua moto ou scooter. Ao verificar a equivalência dos novos pneus, é necessário levar em consideração uma série de condições. Repetimos: qualquer alteração de perfil, diâmetro ou largura em relação ao pneu antigo deve ser regulamentada pela legislação vigente (a famosa margem de ± 3%). Também é recomendado que os pneus de moto a serem substituídos tenham características de carga e velocidade iguais ou superiores às dos originais. Para verificar a compatibilidade entre os pneus antes de ir para a inspeção técnica, é costume usar ferramentas como nossa calculadora de equivalência de pneus para motos no topo desta página.
O que significam os números nos
pneus de moto?
Os pneus de moto são compostos pela carcaça, a lona (resistente, dá ao pneu sua forma e suporta as deformações), a banda de rodagem e os flancos. O pneu para motos pode ter dois tipos de estrutura, dependendo da posição dos fios do tecido: diagonal e radial. Quando observamos um pneu de moto, podemos ver vários números em seu flanco. O que são? O que significam?
O primeiro número indica a largura do pneu em milímetros. O segundo indica a relação percentual entre a altura e a largura do pneu. A letra “R” indica que é um pneu radial (“ZR” se puder suportar uma velocidade superior a 240 km/h). O terceiro valor indica o diâmetro em polegadas da jante. Em seguida, temos duas outras letras ‘M/C’ que revelam que é um pneu para motos. Ao lado de M/C aparece um número e uma letra. O primeiro é o índice de carga: vai de 20 (80 kg) a 120 (1400 kg). O segundo é o índice de velocidade: vai de A1 (5 km/h) a Y (300 km/h).
Outros números e valores dos pneus de moto:
TT - pneu com câmara de ar
TL - pneu sem câmara M/C
M/C - pneu destinado exclusivamente a motos
A - pneu de versão especial
NHS: não adequado para uso em estrada
RF - pneu reforçado
REAR - pneu traseiro
FRONT - pneu dianteiro
M+S - (para uso em lama e neve)
Equivalência dos pneus de moto
em polegadas
Existem motos e scooters antigos que usam pneus cujas dimensões aparecem em polegadas. Isso pode ser um problema ao procurar novos pneus para veículos tão clássicos. São dimensões em polegadas que utilizam esta unidade de medida. Graças à tabela de equivalência de pneus para moto, você sempre saberá qual pneu montar:
2.50/2.75
3.00/3.25
3.50
4.00
4.50/4.75
5.00
3.10
3.60
4.10
4.25/85
4.70
5.10
80/90
90/90
100/90
110/90
120/90
130/90
Equivalência dos pneus de moto
antigos
Nosso calculador de equivalência para pneus de moto, que você pode usar gratuitamente no topo desta página, também permitirá encontrar a equivalência para pneus de moto antigos e clássicos. Estamos falando de dimensões difíceis de encontrar. Mas com este sistema infalível, você poderá esquecer as antigas tabelas de equivalência de pneus de moto e com um clique, saberá imediatamente quais pneus comprar para sua moto antiga, clássica ou para seu ciclomotor ou scooter vintage.
Dimensões equivalentes dos pneus
de moto e homologação
A homologação dos pneus de moto será necessária se os que você comprou não cumprirem as condições de equivalência (que já mostramos no início desta página). Basicamente, para respeitar a equivalência dos pneus de moto, basta respeitar essas condições. Haverá casos concretos em que você terá que obter obrigatoriamente a homologação. Ou como estipula o decreto real de acordo com a ordem 3191/2002 da Reforma nº 45 do Boletim Oficial do Estado (modificando o decreto real 736/1998), a homologação será obrigatória se os novos pneus não cumprirem as condições de equivalência. Como você pode ver, há muitos aspectos a serem considerados ao verificar a equivalência dos seus novos pneus de moto.