Se você rotacionar os pneus, irá aumentar a vida útil deles. Precisamos fazer isso porque nem todas as rodas se desgastam da mesma forma. Em cada uma das quatro posições, o grau de desgaste é condicionado pela localização, tração, tipo de condução e condições da via.
Como regra geral, a rotação deve ser realizada a cada 10000 quilômetros, embora deva ser feita mais cedo se houver vibrações ou outros sintomas anormais. Logicamente, quem submete o carro a um trabalho muito intenso deve considerar a possibilidade de fazer a troca antes dos 10000 quilômetros preestabelecidos.
O que você procura ao rotacionar os pneus é preservar níveis ótimos de segurança viária. Portanto, devemos lembrar que o ideal é que as quatro rodas sejam do mesmo fabricante e tenham as mesmas medidas.
É importante ter consciência de que uma coisa é trocar os pneus e outra bem diferente é fazer milagres. Portanto, a rotação não poderá resolver absolutamente nada nos casos em que houve um desgaste desigual e muito severo.
Quando isso acontece, não resta outra solução a não ser comprar pneus novos. Como regra geral, a substituição é obrigatória quando a profundidade da banda de rodagem é inferior a 1,6 mm.
A rotação não deve ser feita de qualquer maneira, o mais inteligente é levar em conta o tipo de tração do carro. Se for dianteira, o que se deve fazer é passar as rodas do eixo dianteiro para trás, respeitando o lado em que estavam colocadas.
Quer dizer, a roda dianteira direita passará para a parte traseira direita e a roda dianteira esquerda será colocada atrás e à esquerda.
O procedimento muda se a tração for traseira, porque então o que se deve fazer é passar as rodas do eixo traseiro para o dianteiro, respeitando o lado inicial. No entanto, os pneus dianteiros passarão para a parte de trás, mas para o lado oposto.
Quer dizer, o que estava na frente à direita passará para trás à esquerda e o que ocupava a posição dianteira esquerda passará para a traseira direita.
As coisas se complicam um pouco mais quando a tração é nas quatro rodas, porque então a rotação deve ser feita em cruz, mudando de eixo e de posição. A roda dianteira direita irá para a posição traseira esquerda e a dianteira esquerda para a traseira direita. No entanto, quando se trata de pneus direcionais, a única mudança possível será a dos eixos, mas respeitando os lados.
Se você decidiu que vai rotacionar os pneus, o melhor é ir a oficinas de pneus, pois embora seja uma operação simples, levará um tempo. Além disso, na oficina poderão alinhá-las quatro rodas.