Como mudar um pneu de carro

Mudar um pneu de carro é um procedimento muito menos trabalhoso do que parece. É uma tarefa que pode ser confiada a profissionais, mas nem sempre é possível, então é bom estar preparado: a necessidade pode surgir a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias e em qualquer estrada, é melhor saber como se virar sozinho!

Quando o seu pneu está danificado, desgastado, velho ou furado, é irresponsável continuar a dirigir sem trocá-lo. Vamos mostrar-lhe como fazer isso.

Como mudar um pneu

Algumas informações gerais sobre a troca de pneus

O tempo necessário para mudar um pneu de carro depende, em grande parte, da habilidade da pessoa que o faz. Em princípio, a tarefa pode ser realizada em cerca de vinte minutos se você tiver o equipamento e a experiência necessários.

O custo de ter esse trabalho feito por um especialista em uma oficina também varia. Em geral, a muda das quatro rodas pode custar entre 120 e 450 euros, dependendo do modelo e tamanho escolhidos. Proporcionalmente, a troca de um deles custaria cerca de 70 euros (40/50 euros por um modelo econômico mais 15/20 euros de montagem), mas essa cifra não é exata. Tudo depende do tipo de pneu, da oficina e da urgência. Portanto, você deve saber como mudar um pneu por conta própria.

Antes de começar, certifique-se de ter um pneu sobressalente, um macaco para levantar o carro, uma chave de roda para desapertar os parafusos da roda, luvas, um colete refletivo e triângulos de segurança (os dois últimos se você estiver em uma estrada).

O mais importante é permanecer calmo o tempo todo. Imobilize o carro, certifique-se de que está em terreno plano, acione o freio de mão e deixe uma marcha engatada. Claro, não se esqueça de sinalizar adequadamente seu veículo, ativando também as luzes de emergência.

Como trocar um pneu

Como mudar um pneu: os passos a seguir

1. Coloque as luvas

É melhor usá-las: você se sujará menos e poderá manobrar melhor, embora não sejam indispensáveis.

2. Remova as calotas

Embora a roda nem sempre seja coberta, nesse caso, é a primeira coisa a fazer.

3. Afrouxe os parafusos

A chave de roda irá ajudá-lo nisso. Não os remova completamente, pois a roda pode cair. Fixe a ferramenta e gire; às vezes eles são tão duros que você não pode movê-los apenas com a mão. Levante-se e pise na chave, usando sua perna e seu corpo para fazer isso; às vezes você até terá que se impulsionar.

4. Levante o carro

Levante seu carro com o macaco, mas primeiro certifique-se de que o encaixe do macaco se insira no entalhe sob o carro. Se você não encontrar, agache-se ou deite-se no chão; se ainda assim não encontrar, consulte o manual do proprietário. Quando tudo estiver em ordem, gire o macaco aos poucos: a roda começará a levantar.

5. Remova os parafusos

Quando a roda estiver completamente levantada do chão, retire os parafusos com os dedos (em alguns casos, você terá que usar novamente a chave de roda). Guarde-os cuidadosamente em um lugar seguro e mantenha-os ao alcance.

6. Monte o pneu sobressalente

Uma vez removidos os parafusos, bata levemente no pneu com o pé para soltá-lo, depois retire-o. Coloque o outro pneu, coloque os parafusos e aperte-os à mão.

7. Abaixe o carro

Gire o macaco no sentido oposto até que a roda repouse corretamente no chão. Remova-o e coloque-o no porta-malas.

8. Aperte os parafusos

Aplique a chave de roda no sentido anti-horário, girando-a no sentido horário. Use seu pé para apertar os parafusos o máximo possível, certificando-se de que estão bem apertados.

É isso. Você terá conseguido mudar o pneu do carro.