Como parte da nossa seção de treinamento "Como fazer", queremos ajudá-lo a verificar e medir a pressão dos pneus do seu carro. Isso é crucial para a segurança na direção, bem como para a eficiência energética e o consumo de combustível.
Por outro lado, quando carregamos o carro de uma maneira particular - por exemplo, quando saímos de férias - é prudente adaptar a pressão à carga.
Mas sabemos o que fazer, como medir a pressão e quais níveis colocar em cada pneu? Queremos oferecer todas as informações que permitirão que você se vire de forma autônoma e sensata nessas circunstâncias.
O pneu é o único contato do carro com o solo. O desempenho e a segurança do pneu melhoram se a pressão estiver correta para o modelo em questão. Portanto, verifique o manual do fabricante do seu carro ou o rótulo geralmente colado na abertura da porta ou sob a tampa do tanque de combustível.
Em geral, uma pressão entre 28 e 30 psi (1,9 e 2 bar) é normal para veículos leves. É preferível verificar a pressão dos pneus a cada duas ou três semanas, sem esquecer de verificar também a pressão do estepe.
Na verdade, quando você sabe como verificar a pressão, o procedimento é muito simples. Não leva mais de 5 a 10 minutos. Para isso, você precisa de um manômetro: a opção mais simples é ir ao posto de gasolina mais próximo, onde geralmente se encontram aparelhos para medir a pressão do ar gratuitamente ou por uma pequena quantia (geralmente não mais de um euro).
A primeira coisa a considerar é fazer a medição quando o pneu estiver frio, ou seja, quando não tiver percorrido mais de 3 ou 4 quilômetros. Caso contrário, a pressão será mais alta, pois o ar dentro do pneu se expande com o movimento. Se não tiver outra escolha senão proceder dessa maneira, adicione 0,2 ou 0,3 bar extra ao cálculo da pressão.
Seja uma bomba manual ou se você for a um posto de gasolina, coloque-a ao lado do seu carro ou, inversamente, o carro ao lado dela. Nos postos de gasolina, você deve procurar a área de Ar e Água e estacionar ao lado do aparelho. Note que alguns postos cobram por este serviço mas, nesse caso, geralmente são máquinas automáticas que custam cerca de um euro.
Estacione na frente, desligue o motor, puxe o freio de mão e saia do carro.
Recomendamos retirar todas as tampas uma após a outra, incluindo a do estepe. Guarde-as bem, sempre no mesmo lugar, para não as perder e poder recolocá-las mais tarde. Elas são fáceis de identificar pois são de cor preta e geralmente ficam dentro da jante.
Vá à máquina de ar e encaixe a ponta do inflador na válvula para evitar vazamentos de ar. Faça-o suavemente, mas com firmeza e até o fim.
Verifique a medição da pressão na máquina de ar e ajuste-a de acordo com as exigências do fabricante do carro usando os botões + ou -.
Após verificar a pressão do primeiro pneu, proceda da mesma forma com os outros pneus.
É bom verificar, pela última vez, se os resultados de todos os pneus correspondem aos dados do fabricante. Se não for o caso, repita o processo para ajustá-los. Finalmente, recoloque as tampas, e pronto!
Verificar a pressão dos pneus é tão simples quanto isso. Faça disso um hábito regular.