Condução em Situações de Emergência

Muitas situações inesperadas podem ocorrer na estrada, por isso é tão importante saber como agir nestes casos para superar todos os imprevistos possíveis. O mais importante é sempre manter a calma, pois será mais fácil encontrar uma solução inteligente para qualquer problema que possa surgir.

Quem nunca teve um furo, uma falha nos freios ou perdeu o controle do veículo por um instante? Em tais circunstâncias, é bom ser cauteloso e, por exemplo, sempre ter pneus sobressalentes prontos para serem montados, se necessário.

Substituir uma roda sobresselente após um furo

Um pneu sobressalente pode evitar muitos problemas. Em caso de furo ou estouro, um pneu reserva permitirá que você chegue à oficina mais próxima. Nestes casos, é aconselhável manter o veículo o mais reto possível, evitar freadas bruscas, reduzindo lentamente a velocidade e mudar para marchas mais baixas para que o motor possa desacelerar o carro gradualmente.

Mantenha sempre suas mãos firmes no volante, pois isso pode salvar sua vida em caso de estouro de um pneu. Este geralmente é um dos problemas de condução mais comuns, então é bom saber o que fazer em tal situação.

Condução em Situações de Emergência

Pneus Runflat, uma solução a considerar

Para os mais cautelosos, montar pneus Runflat é uma solução interessante. Estes são pneus antifuro reforçados, que permitem continuar a rodar a uma certa velocidade e distância em caso de furo.

Estes pneus especiais dão ao condutor a oportunidade de ir a um profissional para resolver o incidente, mas é importante não abusar deles, pois isso pode ser contraproducente.

A atitude do condutor nessas circunstâncias pode ser ainda mais determinante. Se perdermos o controle da direção, é importante saber que a primeira coisa a fazer é tirar suavemente o pé do acelerador. Se a velocidade em que estamos dirigindo for alta, não devemos, de forma alguma, usar o freio de emergência; o que devemos fazer é ligar os pisca-alertas para alertar outros motoristas que estamos em apuros. Quando conseguirmos parar o carro, devemos imobilizá-lo em um local seguro e imediatamente colocar os triângulos de sinalização.

A prudência na estrada é sempre necessária e, em casos complicados como os descritos acima, não basta usar pneus sobressalentes. O mais importante é reagir adequadamente.