Consulta com empresa externa
800 834028
De segunda a sexta-feira das 8:00h às 17:00h






Como escolher o desenho nos pneus de caminhão

O desenho é um dos aspectos mais importantes dos pneus de caminhão, muito mais em relação aos veículos de passeio, pois esse detalhe permite uma maior aderência e qualidade ao transitar. Agora, qual é a escultura certa para os pneus de caminhão?

Na seguinte informação, você poderá saber tudo sobre este tema, assim como os tipos de pneus que oferecerão um melhor desempenho ao carro. Se é isso que você precisa, então não deixe de ler até o final.

A escultura é um dos aspectos mais importantes dos pneus, ainda mais quando se trata de caminhões, pois esse detalhe permite uma maior aderência e qualidade ao transitar. Agora, qual é a escultura correta para os pneus de caminhão?

O que é uma escultura de pneu?

Muitas pessoas não conseguem identificar do que se trata uma escultura de pneu, mas isso não é mais do que o desenho ou a estética que o borracha possui, de maneira que consegue se adaptar com maior potência ao asfalto.

Assim, a escultura pode ser assimétrica, também conhecida como simétrica, e não possui um sentido fixo de rotação; e no caso de ser simétrica, é apenas em um de seus 2 eixos.

Dois camiões

Esta escultura é vantajosa porque, mesmo em caso de uma montagem incorreta do pneu, ainda assim funciona no eixo traseiro ou dianteiro.

Quanto ao design, ele é otimizado para rolar em linha reta, embora isso não signifique que deixe de transitar corretamente em curvas, mas não discrimina a parte interna ou externa da banda de rodagem.

Enquanto a evacuação da água ocorre transversalmente da esquerda para a direita para um arraste mais eficaz, pois a água é expelida para os canais longitudinais que drenam diretamente todo o líquido para fora.

Por outro lado, há os pneus assimétricos, um tipo de escultura de pneu que apresenta uma pegada curva que é visivelmente assimétrica.

Assim, ao girar a face do pneu em sua banda de rodagem para receber toda a carga enquanto a parte interna se separa do asfalto.

O interessante dessa característica assimétrica é que é um tipo de escultura que equilibra a quantidade de peso nos canais para afastar muito mais borracha dos pneus para trabalhar e sofrer menos impacto no esforço.

Também é notável falar sobre a escultura direcional, que, ao contrário das anteriores, é uma das esculturas mais comuns por ter uma única direção de rotação.

Portanto, ao visualizá-las de frente, notará uma espécie de V sem nenhum canal longitudinal.

No entanto, a evacuação da água é muito mais eficiente do que em outros casos, pois ocorre diagonalmente em direção às extremidades da banda de rodagem, um sistema de ação ideal para os pneus especiais de inverno.


Quais são os riscos de uma escolha inadequada da escultura?

A escolha da escultura dos pneus está relacionada ao bom funcionamento do carro e, por sua vez, à manobrabilidade do caminhão.

Além disso, o aspecto negativo será refletido no suporte inadequado de carga, dificuldade de rolar em diferentes superfícies, assim como a possibilidade do pneu aquecer ou desgastar excessivamente.

Que pneus para caminhão escolher?

Os caminhões se diferenciam em seus usos, então dependerá disso para saber que tipo de pneus escolher, seja para percursos urbanos, longas distâncias ou transporte de mercadorias.

A partir daí, haverá dispositivos com outras dimensões e características.

Entre os tipos de pneus para caminhão, podem-se classificar os seguintes:

  • Pneus de autoestrada ou de longa distância
  • Pneus para distâncias curtas e longas
  • Pneus mistos de maior resistência ou para estrada, obras e pedreiras
  • Pneus adaptados para uso fora do asfalto
  • Pneus para percursos urbanos

Isso também está relacionado com o local do caminhão onde os pneus serão montados, pois eles devem agir de acordo com a posição, seja no reboque ou no eixo direcional, por exemplo; pois os esforços não serão iguais em cada ponto.

A partir daí, considerando a posição da montagem, os pneus serão denominados da seguinte forma:

  • Denominação F para o eixo direcional
  • Denominação D para o eixo motriz
  • Denominação T para o reboque
  • Denominação Z pode ser qualquer eixo

Como escolher pneus de caminhão?

A escolha dos pneus de caminhão também está relacionada com as medidas, as quais devem estar de acordo com as recomendações do fabricante do caminhão, assim como o nível de usabilidade a que será submetido, pois isso pode afetar o trânsito.

Para determinar qual é a medida ideal nos pneus de caminhão, será necessário avaliar 3 aspectos essenciais para isso, tais como:

  • Rendimento

Os pneus processarão um desempenho no desenvolvimento pelas condições da superfície, seja terra, rocha, asfalto ou lama, principalmente quando as vias apresentam curvas ou condições desfavoráveis.

Assim, os pneus devem se adequar a todas essas condições.

  • Fluidez

As tecnologias aplicadas aos pneus permitem que, atualmente, se desfrute de uma experiência mais silenciosa ao andar, pois o design da banda de rodagem não gera vibrações irritantes.

Com isso, a fluidez ao dirigir é a esperada para muitos quilômetros.

  • Segurança

Dado que os caminhões são tipos de veículos pesados e geralmente de carga, a segurança deve ser um pilar fundamental do início ao fim, o que deve estar em consonância com a eficácia na capacidade de frenagem e nas velocidades.

Por isso, é necessário um pneu que respalde todos esses aspectos a um nível máximo onde a relação qualidade e preço seja a melhor.

  • Design

Camião vermelho com rodas de camião

Ficou claro que os pneus de caminhão costumam apresentar variações de um modelo para outro, principalmente quando foram projetados para a tração, pois estes permitem um aumento no desempenho e na segurança.

Mas, por sua vez, costumam ser barulhentos ou com vibração.

Nesses casos, o melhor será avaliar quais são as necessidades dentro do caminhão e dos pneus que se desejam atender para fazer uma escolha inteligente que atenda a todos os requisitos.

Com tudo isso, você já terá uma ideia de que quando se fala de pneus de caminhão, não importa apenas uma boa marca, mas também uma escultura correta que vá de acordo com a qualidade e potência ao rodar.