Tipos de desenhos do piso do pneu

Para os leigos no mundo automotivo, os tipos de desenhos em pneus chegam a definir até mesmo o modelo do carro.

Antes de entrar para falar sobre os diferentes tipos de desenhos existentes, é importante lembrar que estes são responsáveis pela aderência do carro ao solo, seja expelindo a água de uma estrada alagada ou afundando na lama ou terra em circuitos mais rústicos.

Um pneu desgastado e quase sem desenho é sinônimo de um possível acidente.

Desenhos do piso do pneu

Formas do desenho de um pneu

Uma primeira categoria nesse campo tem a ver com as diferentes formas dos desenhos, os quais podemos dividir em três grandes designs.

Desenhos simétricos

Isso significa que o sulco central da roda tem do mesmo tipo de desenho em ambos os lados. Se mudássemos, como virando a página de um livro, uma metade do pneu para a outra, o desenho não mudaria.

Esse tipo de desenho implica que o veículo é mais antigo ou de uma categoria de baixo custo. Resumindo, os pneus com design simétrico são pneus mais baratos de produzir e não têm as características dos modelos seguintes.

Desenhos assimétricos

Os pneus com esses desenhos têm duas funções específicas: evacuar mais água e aderir melhor ao asfalto em maiores velocidades. A assimetria varia de fabricante para fabricante e atualmente é o tipo de desenho mais utilizado em carros de passeio.

Desenhos direcionais

Essa última categoria é uma evolução da anterior para condições um pouco mais extremas. Ou seja, ela evacua muito mais água e também é o desenho recomendado para superfícies com neve. Graças a essas propriedades que evitam aquaplanagem, são os pneus que mantêm uma máxima tração em terrenos muito úmidos.

Piso do pneu

Desenhos para veículos 4x4

Falamos dos pneus com a maior profundidade de desenho e indicados para terrenos de terra, lama e neve. Além do design, a profundidade dos cravos do desenho fortalece a tração e aderência a qualquer tipo de solo. Também é importante dizer que os pneus 4x4 com esse tipo de desenho não são indicados para asfalto seco, pois o desgaste seria muito rápido.

Desenhos para veículos mistos

É cada vez mais comum ver na estrada veículos capazes também de transitar por terrenos rústicos sem prejudicar os pneus. Isso se deve ao fato de possuírem um desenho menos profundo adaptado à estrada, mas ainda assim mantêm uma estrutura suficientemente robusta e com o peso necessário para melhorar a tração em terrenos mais hostis.

Desenhos para pneus de estrada

São os pneus com a menor profundidade de desenho e podem ser encontrados nos designs mencionados anteriormente.

Como regra geral, para esse tipo de pneu, é recomendado que o desenho nunca desça abaixo de 1,6 centímetros de profundidade para não perder a aderência e a capacidade de evacuação recomendadas, evitando acidentes.

Além dessas categorias gerais, o mundo dos pneus é muito amplo e continua a evoluir graças a setores competitivos como a Fórmula 1 ou os Rallys, onde a variedade de desenhos de pneus se especializa ao máximo. Ou seja, por exemplo, na Fórmula 1, um único campeonato pode exigir um tipo específico de desenho.

Em qualquer caso, o desenho do pneu não é uma questão trivial. É muito importante manter uma manutenção constante para que o veículo ganhe em segurança e confiabilidade.