Enchimento de pneus com Nitrogênio 

Controlar a pressão dos pneus do carro é fundamental para manter a segurança ao volante, e há algum tempo nos centros especializados é possível encher os pneus com nitrogênio.

Enchimento de Pneus com Nitrogênio

É melhor encher os pneus com ar ou com nitrogênio?

Quando os pneus não têm uma pressão adequada, desgastam-se muito mais rápido, o consumo de combustível é maior, perde-se aderência e ocorre um superaquecimento que pode resultar em um pneu estourado.

No tradicional enchimento com ar, é necessário ajustar e verificar a pressão dos pneus, pelo menos uma vez por mês, pois a perda de ar é natural com a circulação.

Uma das maiores vantagens do enchimento dos pneus com nitrogênio é que a perda de pressão é muito menor. Isso é possível porque as moléculas de oxigênio são menores do que as de nitrogênio. Portanto, é mais difícil que ocorra a perda.

Outro benefício que o nitrogênio oferece em comparação com o ar convencional é que não é tão sensível às mudanças de temperatura externa como o oxigênio. Este último se expande ou contrai com muita facilidade com o calor ou o frio. No entanto, o fato de o nitrogênio não se contrair ou dilatar com a mesma facilidade não significa que a pressão dos pneus não deva ser verificada regularmente.

Além disso, encher os pneus com nitrogênio é mais amigável ao meio ambiente, pois emite menos CO2, e além disso, não causa corrosão nos elementos metálicos das rodas devido ao vapor de água. O ar convencional pode formar vapor de água ao se combinar com o hidrogênio, que também é um dos elementos fundamentais do ar que respiramos.

Pode-se dizer que ao encher os pneus com nitrogênio, prolongamos sua vida útil. Para identificar com qual gás estão cheios, podemos recorrer a sinalizá-lo com uma tampa verde, que, aliás, é comumente usada naqueles que são cheios com nitrogênio.

Cilindros de nitrogénio

Existe algum inconveniente ao encher os pneus com nitrogênio?

O maior inconveniente que podemos encontrar é de natureza econômica, já que ao contrário do enchimento tradicional, este não é gratuito.

O enchimento com este gás deve ser feito em um centro de montagem ou em uma oficina especializada. Na maioria dos casos, o primeiro enchimento tem um custo aproximado de 3 euros por pneu. Na maioria das oficinas de troca de pneus, os ajustes subsequentes de pressão geralmente são feitos de forma totalmente gratuita.

Conclusão

Vistas as vantagens e desvantagens do enchimento com nitrogênio para a pressão dos pneus, agora temos as informações pertinentes para decidir que tipo de gás queremos para os nossos.