Os pneus são um dos elementos que compõem o que chamamos de triângulo de segurança de um veículo. Portanto, é essencial garantir que eles sejam adequadamente mantidos e estejam sempre em perfeito estado.
No entanto, um controle meticuloso de seu estado não garante de forma alguma que nunca seremos vítimas de um pneu furado na estrada. Nestes casos, os especialistas recomendam manter a calma e agir de maneira responsável para evitar situações de risco.
Se o seu veículo não estiver equipado com um sistema de controle de pressão dos pneus (TPMS), será difícil perceber que você teve um pneu furado até sentir que está perdendo o controle ou que o pneu está completamente danificado.
Pode ser que após o pneu furar, ele esvazie gradualmente, ou que perca pressão instantaneamente e percebamos que o volante está duro ou que o carro puxa para um lado.
Provavelmente também perceberemos um ruído preocupante devido ao atrito mais agressivo do pneu na estrada. Se nos encontrarmos nessa situação, a melhor coisa a fazer é não perder a calma e agir para tentar retomar o controle e não permitir que as circunstâncias nos levem a um desfecho fatal.
Em caso de pneu furado, é essencial manter um bom controle do volante e reduzir a velocidade suave e gradualmente. Uma frenagem brusca não é recomendada, pois torna difícil retomar o controle do veículo. Você pode usar o freio do motor para reduzir as velocidades até que o veículo pare completamente.
Assim que perceber que você furou um pneu, deve ligar os alertas de emergência para avisar os outros motoristas que você está em apuros. Dessa forma, evitaremos colisões ou outras situações complicadas devido à falta de atenção ou mal-entendidos.
Devemos encontrar um local onde possamos parar e colocar os triângulos de segurança, e uma vez feito isso, temos duas opções. A primeira é trocar pelo pneu reserva. Os pneus Runflat são uma solução muito interessante nesse sentido, pois permitem continuar a dirigir a uma velocidade moderada por uma certa distância em caso de acidente desse tipo.
Dessa forma, podemos seguir para a oficina mais próxima para que um profissional resolva esse problema. Se não pudermos ou não tivermos as ferramentas necessárias para remover o pneu furado e substituí-lo, a única opção que nos resta é entrar em contato com nosso seguro e solicitar o serviço de assistência rodoviária.