Todos nós sabemos dos problemas que pneus deteriorados podem causar. Eles não apenas prejudicam o desempenho do carro e danificam sua mecânica, mas algo muito mais perigoso: podem causar um acidente.
Entre as falhas mais comuns dos pneus está a chamada bolha.
Isso ocorre quando surge na parte externa do pneu uma protuberância, um inchaço. As causas mais frequentes são passar violentamente sobre um buraco ou um objeto na estrada, comprimir a roda na guia ao estacionar ou uma pressão frequentemente baixa na mesma. Ao ocorrer qualquer uma dessas situações, as fibras internas do pneu cedem e, se continuarmos a rodar, podem se romper, levando à explosão do pneu.
De fato, embora essa hérnia não signifique, a princípio, perda de ar, isso acabará acontecendo. Ao continuar rodando, esse inchaço causará desgaste no pneu e este acabará explodindo. É um problema, portanto, mais sério do que um simples furo e, ao contrário deste, não tem conserto. A única solução é trocar o pneu antes que se deteriore ainda mais.
No entanto, há uma série de diretrizes que podemos seguir para evitar essas hérnias. Em primeiro lugar, verificar o enchimento dos pneus, garantindo que estejam na medida certa. Da mesma forma, ao estacionar, é aconselhável deixar alguns centímetros entre os pneus e a guia. E, finalmente, dirigir de maneira prudente para evitar buracos que podemos encontrar repentinamente em nossos percursos.
Em conclusão, os pneus deteriorados são um sério perigo quando estamos na estrada. A hérnia em um deles pode levar à explosão do pneu, o que pode resultar na perda de controle causando um acidente. Portanto, é aconselhável que verifiquemos os pneus com frequência e, se detectarmos algum inchaço estranho, troquemos o pneu antes que se deteriore ainda mais.