Ter um conjunto de pneus de inverno e um conjunto de pneus de verão é interessante. No entanto, para muitos motoristas, o problema é como armazenar seus pneus sem que se deteriorem durante o período em que estão armazenados e inativos.
Para começar, é preciso reconhecer que nem todos têm espaço suficiente para armazená-los. Além disso, não se trata apenas de ter espaço, mas também de como armazená-los. Portanto, é prudente encontrar uma garagem confiável onde você possa armazenar seus pneus de verão durante o inverno e seus pneus de inverno durante o verão.
Os diferentes tipos de pneus não devem ser armazenados de qualquer maneira: devem ficar longe de geradores elétricos e tubulações de água quente. Também não devem ser guardados onde possam haver manchas de diesel, gasolina, óleo ou outros produtos químicos. Esses fluidos são nocivos para os pneus e podem causar danos graves e irreversíveis.
Não se trata apenas de armazenar os pneus, mas também de cuidar bem deles. Para isso, é aconselhável girar os pneus de vez em quando e inverter a ordem do seu armazenamento para evitar que se deformem ou sejam esmagados por objetos pesados. Nas garagens, é importante saber como mudar a posição de uma roda.
Tão importante quanto o armazenamento de uma roda, os acessórios devem passar o período de descanso em sua embalagem original e em superfícies onde não haja risco de corte ou perfuração.
A manipulação deve ser realizada com equipamentos e ferramentas que não causem danos às rodas, usando luvas e roupas recomendadas para esta tarefa.
Quando os pneus precisam ser armazenados por vários meses, é preferível armazená-los verticalmente em prateleiras localizadas a pelo menos 10 centímetros do chão. O objetivo é preservá-los da melhor forma possível para que não sofram danos durante o período de hibernação.