Como escolher o pneu adequado

Mudaros pneus do seu carro é uma decisão muito importante e existem muitos fatores a serem considerados. Vamos examinar vários deles abaixo e aprender que nem sempre é tão simples quanto "quanto mais caro, melhor a qualidade", pois as condições de condução podem variar enormemente.

Antes de começar, vale lembrar uma evidência: os pneus são o elemento do veículo que nos permite permanecer conectados à estrada e, portanto, a segurança deve ser primordial na escolha dos pneus.

Primeiramente, devemos estabelecer por que decidimos mudar de pneus. Pode ser que queiramos um desempenho diferente para se adequar ao nosso estilo de condução ou que os pneus estejam simplesmente muito desgastados e sejamos obrigados a comprar um novo conjunto.

Neste último caso, e se não quisermos mudar muito o tipo de pneu, podemos consultar os diferentes pneus recomendados para o nosso carro, que, embora não sejam os pneus padrão, são endossados pela marca.

Como escolher o pneu adequado

Uma vez que decidimos pela troca, precisamos conhecer as dimensões dos nossos pneus, que podemos obter a partir dos antigos ou no manual do fabricante do veículo. Os seguintes dados devem ser anotados: largura em milímetros, altura, diâmetro, estrutura e índice de velocidade. Lembre-se de que os quatro pneus podem ser diferentes, desde que os dois do mesmo eixo sejam idênticos.

O próximo fator é o clima em que os pneus vão trabalhar na maior parte do tempo. Para o motorista médio, normalmente não será possível ter um jogo de pneus para o verão e outro para o inverno, portanto é mais comum optar por um pneu misto. A superfície em que você dirige é tão importante quanto o clima. Pneus com baixa resistência ao rolamento são mais adequados para dirigir na cidade, emitem menos gases de escape e consomem menos combustível, enquanto os pneus de alto desempenho oferecem mais segurança ao dirigir em autoestradas ou estradas secundárias.

O tipo de condução também é um fator importante na escolha dos pneus. Um motorista esportivo procurará um pneu com forte aderência e boa resposta em curvas, especialmente se dirigir na chuva e quiser evitar a aquaplanagem. Também é importante que os pneus tenham um desgaste inteligente, para maior durabilidade. Se, por outro lado, você for um motorista mais "tranquilo", pode sacrificar parte do desempenho para reduzir o consumo de combustível e o desgaste escolhendo um pneu mais equilibrado (mantendo sempre a segurança em mente).

Homem a escolher pneus novos

Uma marca para todos os orçamentos

Finalmente, o orçamento disponível condicionará em grande parte nossa escolha, portanto, daremos algumas dicas para tentar aproveitar ao máximo nosso orçamento. Se tivermos um orçamento considerável, podemos optar pelas marcas líderes em termos de qualidade e inovação que nos oferecerão alto desempenho e excelente suporte técnico. Esta categoria inclui marcas como Bridgestone, Michelin, Goodyear, Pirelli e Continental. Um pouco abaixo, temos uma ampla gama de pneus que oferecem um melhor custo-benefício com alto desempenho.

Essas marcas são BF Goodrich, Firestone, Falken, Nexen ou Yokohama. A próxima gama de pneus é composta por fabricantes emergentes que oferecem um produto para orçamentos mais modestos. Isso não significa que eles ofereçam qualidade ou durabilidade medíocres, pelo contrário, mas que se permitem sacrificar certos aspectos que talvez não precisemos para o nosso veículo. Além disso, muitos desses pneus pertencem a marcas secundárias das empresas mencionadas acima, por exemplo Kleber e Kormoran têm produtos Michelin e Mabor pertence à Continental. Outras marcas baratas interessantes são Achilles, Silverstone e Viking.

Esperamos que, levando em conta esses fatores, a escolha dos seus pneus seja mais simples e bem-sucedida.