Consulta com empresa externa
800 834028
De segunda a sexta-feira das 8:00h às 17:00h






Como ler um pneu

Além de manter os seus pneus adequadamente, é importante conhecer as suas especificações. Cada pneu tem uma dimensão que é projetada para se ajustar a uma largura de aro correspondente. No entanto, existe uma grande variedade de pneus que se adaptam a uma largura de aro específica, portanto, você precisa conhecer o tamanho do seu pneu.

As especificações do seu pneu são geralmente indicadas na lateral, e são normalmente uma combinação de números e letras. Cada número representa uma medida ou um índice relacionado ao pneu, ao aro e à carga, fornecido pelo fabricante do pneu.

Como ler um pneu

Dimensões dos pneus

Como exemplo, vamos ver uma sequência de um modelo específico: 205/55 R16 91V. Para ajudá-lo a entender melhor o que isso significa, vamos explicar cada coordenada separadamente:

  • O 205 indica a largura do pneu em milímetros ou 20,5 cm. É medida da parte mais larga da lateral de um lado até a parte mais larga do outro lado. Se precisar converter essa medida para polegadas, basta dividir 205 por 25,4. O resultado: 8,07 polegadas.
  • O 55 refere-se à altura do pneu em porcentagem, em relação à largura. Neste exemplo, a altura é 55% da largura do pneu. Essas porcentagens existem apenas em números múltiplos de 5. Por exemplo, as caminhonetes geralmente têm uma altura de 70 ou 75, os carros comuns de 60 a 65 e os carros esportivos de 35 a 55. 
  • O R indica que o pneu é radial. 
  • O 16 refere-se ao tamanho do aro, que é indicado em polegadas. 
  • 91V é um código que indica a carga máxima que o pneu pode suportar, assim como a velocidade máxima de referência.

Além desses dados, se você pretende trocar seus pneus, considere a largura dos aros em relação aos seus pneus. Lembre-se de que os pneus devem se ajustar perfeitamente ao aro, para que funcionem corretamente e você não precise substituí-los. 

Por outro lado, o índice de carga é um valor que deve ser igual ou superior (nunca inferior) ao que está indicado na ficha técnica do seu veículo. Negligenciar este índice pode causar problemas desnecessários na hora de fazer a inspeção técnica e até mesmo de segurança. 

Mecânico a rodar um pneu

Tipos de pneus

Existe uma grande variedade de pneus entre os quais podemos escolher para o nosso veículo quando se trata de trocar ou substituir. Vamos examinar alguns tipos de pneus que são condicionados pela forma como dirigimos e pelo tipo de veículo. 

  • Direcional : Estes pneus têm um padrão de banda de rodagem em forma de V, o que os torna ideais para estradas molhadas. 
  • Asimétrico : como o nome sugere, o padrão de banda de rodagem é diferente do lado de fora e do lado de dentro. O design interior é feito para drenar melhor a água, enquanto o lado de fora é adaptado para curvas e oferece mais estabilidade. São os pneus perfeitos para carros de média e alta gama.
  • De baixa fricção : a borracha destes pneus é mais rígida, o que reduz a resistência à superfície e diminui o consumo de combustível. 
  • Perfil baixo : especialmente projetado para carros esportivos, as rodas são maiores em proporção aos pneus, o que significa menos contato com o solo, mas também uma condução menos amortecida.
  • Para 4 x 4 : existem modelos mistos disponíveis para uso off-road e on-road. Para a condução off-road, o 20/80 é um pneu muito rígido, com flancos reforçados e uma banda de rodagem profunda para melhorar a aderência. 

Para sua segurança, não se esqueça de respeitar as especificações do manual do fabricante do seu carro ao trocar os pneus. E se você tem um carro modificado, sempre consulte especialistas para que eles possam orientá-lo adequadamente.