Definição de pneus slick e semi-slick

Os pneus slick são pneus projetados exclusivamente para corridas. Sua banda de rodagem totalmente lisa, sem nenhum padrão, proporciona uma aderência incomparável em estradas secas. Como não possuem banda de rodagem, a deformação causada pelo peso é mínima, o que permite o uso de compostos mais flexíveis em sua fabricação, reduzindo o desgaste e os danos.

Outra diferença entre os pneus slick e os pneus convencionais está na pressão. A pressão destes últimos deve sempre ser medida a frio, pois, quando aquecidos, os gases se expandem e a leitura pode ser incorreta. Os pneus slick e semi-slick, por outro lado, devem ser medidos quando estão quentes.

Pneus slick grandes

Pneus slick: perfeitos para competição

Os pneus slick não são tão eficazes em superfícies molhadas ou fora de pistas de corrida (têm menos aderência do que um pneu com banda de rodagem), portanto, seu uso em estradas convencionais é estritamente proibido.

Seu desempenho nunca será eficaz na estrada, pois o ritmo não é o mesmo que em uma pista: há limites de velocidade, semáforos, travessias de pedestres... que nos fazem acelerar e frear constantemente. Devido às frenagens e arranques contínuos, eles nunca atingirão a temperatura adequada para um bom desempenho. Em qualquer caso, se tivermos dúvidas sobre nosso pneu, devemos verificar se ele possui a marcação NHS (Not for Highway Service) gravada. Se for o caso, não é permitido o uso na estrada.

No caso dos pneus slick para motos, além dos aspectos que já mencionamos, devemos ter em mente que na estrada ou na cidade nunca alcançaremos o ângulo de inclinação que as motos atingem em uma pista durante uma corrida. O ângulo de inclinação de uma moto esportiva na estrada pode atingir no máximo 50 graus, talvez 55 se tivermos pneus de pista e um pouco de habilidade, mas em nenhum momento atingiremos o grau de inclinação encontrado em Moto GP, cerca de 65 graus, o ângulo para o qual os pneus slick são projetados.

Moto com pneus slick

Os pneus semi-slick

Embora os pneus slick e os pneus de moto slick sejam totalmente lisos, existe uma espécie de híbrido entre esses pneus e os pneus convencionais. São os pneus semi-slick, que têm uma banda de rodagem, mas menos pronunciada do que a dos pneus convencionais.

A existência de uma banda de rodagem reduz consideravelmente o risco de aquaplanagem, por isso essa variante é permitida na estrada. Os pneus semi-slick geralmente estão disponíveis em três compostos diferentes: macio, médio e duro.

Os pneus semi-slick são divididos em duas categorias: aqueles destinados a temperaturas altas e aqueles destinados a temperaturas mais baixas. Os pneus de alta temperatura são geralmente projetados para uso em pista, pois é lá que essas temperaturas são alcançadas. Portanto, quando se trata do seu carro, certifique-se de que tudo está indo bem.