Pressão dos Pneus por Estação

A manutenção e cuidado dos pneus são essenciais para prevenir situações de risco na estrada e prolongar a vida útil do veículo.

No entanto, muitas pessoas não levam em consideração a estação do ano ao estabelecer a pressão adequada para seus pneus; é sabido que as mudanças de temperatura e os agentes externos predominantes em cada temporada afetam o estado dos pneus.

Portanto, a seguir, queremos fornecer os seguintes conselhos para manter os pneus nas melhores condições.


Pressões de Acordo com a Estação

O normal é manter a pressão em torno de 2 ou 2,5 bar, conforme recomendado pelo fabricante.

Pressão no Inverno

Quando as temperaturas estão mais baixas, a pressão dos pneus diminui devido à contração do ar. É importante adicionar 0,2 bar à pressão recomendada para compensar a perda de pressão.

Também é importante inflar os pneus a frio, quando percorreram menos de 3 km a baixa velocidade ou quando estiverem parados por 2 horas.


Pressão no Verão

No verão, a pressão dos pneus tende a aumentar devido à expansão do volume de ar, ao contrário do inverno. Novamente, a verificação deve ser feita sempre a frio e seguir minuciosamente os protocolos do fabricante, podendo até deixar uma décima de bar a menos para compensar o aumento de pressão.

O ideal é verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês. Uma pressão inadequada pode resultar no aumento da distância de frenagem ou uma redução significativa e perigosa da aderência, especialmente no inverno. O veículo pode consumir mais combustível e sofrer um desgaste maior. De fato, um deficit de 0,2 bar pode representar 4% a mais de gasto de combustível.

Apliquemos os conselhos acima para manter os pneus do carro em bom estado.