Tipos de pneus: o guia definitivo

Além de suas medidas e tamanhos, quando falamos de pneus, nos deparamos com diferentes tipos, segundo questões tão diversas quanto seus usos, características construtivas e de design ou forma do desenho de sua banda de rodagem.

Para fazer uma escolha perfeita de pneus, é conveniente ter claro as características de cada um, o que os diferencia, suas vantagens e desvantagens.

Pneus de verão, inverno e 4 estações

Uma das fórmulas de classificação de pneus mais difundidas é diferenciá-los pela estação para a qual são projetados e as condições climáticas dessas estações.

Pneus de verão

Não se deixe enganar pelo nome. Apesar de serem conhecidos como pneus de verão, podem ser usados durante todo o ano. No entanto, seu design e características construtivas são projetados para rodar no verão e no calor, já que a borracha é otimizada para aumentar a aderência em asfaltos com altas temperaturas, reduzir a resistência à rotação e permitir uma condução mais suave e precisa em épocas sem neve.

Dois empregados olham para um pneu num stand de automóveis.

Pneus de inverno

São a alternativa às correntes. Mais completos do que estas e mais fáceis de usar. Os pneus de inverno possuem compostos especiais e lâminas incorporadas na banda de rodagem que não apenas os tornam perfeitos para rodar em terrenos nevados, mas também funcionam melhor do que qualquer outro em condições de umidade e em temperaturas externas inferiores a 7 graus.

Pneus all seasons ou para todas as estações

Um pneu all season é um pneu que pode ser usado tanto no inverno quanto no verão, embora nunca seja tão bom quanto um pneu de verão no verão e um pneu de inverno no inverno. É um tipo de borracha muito usada na América do Norte, e seu uso dependerá muito da região em que nos encontramos e do tipo de motorista. Ou seja, se falarmos de um motorista médio que respeita os limites de velocidade e sabe adaptar prudentemente sua condução às circunstâncias, eles podem servir perfeitamente. São pneus que oferecem mais segurança em climas frios do que os de verão, e com desempenho adequado quando está quente.

Pneus para carros, vans e 4x4

Outra das tipologias de classificação básicas e mais difundidas é diferenciar o pneu de acordo com o tipo de veículo ao qual se destina. Algo que condiciona seus diferentes tamanhos, estrutura e materiais, entre outros aspectos.

Pneus para carros

Quando nos referimos a pneus para carros, falamos da tipologia mais genérica que existe. Dentro das diferentes características e tipos de borrachas para carros que existem, todos os pneus têm características consideradas as mais básicas. Estas incluem a largura, o perfil ou a relação de aspecto, o tipo de pneu do qual estamos falando, que pode ser radial, construtivo, etc., o diâmetro que o mesmo possui, ou seja, a roda que será usada, o índice de carga, o código de velocidade e também o índice de ruído, também conhecido como índice de rumorosidade.

Pneus para vans

Os pneus para vans, também conhecidos como pneus para caminhões leves, são especialmente projetados para veículos que suportam altas cargas e grandes velocidades. Com esse tipo de pneu para van, é possível atingir velocidades incríveis sem correr nenhum risco; eles têm uma excelente resposta em relação à direção do carro, o que permite um estilo de direção mais esportivo. Outra de suas virtudes é que fazem pouco barulho, na verdade, são bastante semelhantes aos pneus de carros convencionais, mas com características melhores projetadas exclusivamente para vans.

Pneus 4x4

Os carros 4x4 ou off-road usam outro tipo de pneu, que é projetado para resistir a tudo e assim permitir que você possa dirigir em todo tipo de terreno. Dependendo do tipo de direção e uso que damos ao nosso veículo off-road, podemos encontrar três tipos diferentes de pneus 4x4. O pneu de estrada (80/20), possui uma carcaça macia que oferece maior conforto na condução e um desenho projetado para a correta evacuação da água. Em segundo lugar, há o pneu misto (50/50), que possui características dos pneus de estrada e off-road. É um pneu mais robusto que o de estrada, com uma lateral reforçada e um desenho mais agressivo que o torna mais eficiente para dirigir na lama e na neve. E, finalmente, encontramos o pneu off-road (20/80), destaca-se principalmente por uma carcaça muito rígida, laterais muito reforçadas, uma escultura de grande profundidade que oferece maior aderência ao terreno não asfaltado.

Pneus 4x4

Pneus de perfil baixo e de perfil largo

Dependendo da largura e da proporção entre a borracha do pneu e a roda, também podemos categorizar os pneus de acordo com seu perfil. Neste aspecto, podemos dividi-los em pneus de perfil baixo e de perfil largo.

Pneus de perfil baixo

Um pneu de perfil baixo é um pneu igual ou inferior a 55-50, dependendo da largura, e geralmente possui uma borda protetora da roda. A maior largura dá ao pneu de perfil baixo uma maior aderência em piso seco e melhor frenagem, mas também oferece maior resistência ao asfalto, o que cria uma maior resistência à rotação e um aumento no consumo de combustível.

Pneus de perfil largo

Em comparação com os pneus de perfil baixo, temos os pneus largos ou de perfil largo. É importante ter em mente que uma maior largura da borracha implica uma maior superfície de contato com o solo, o que se traduz em uma maior aderência em asfalto seco. Também são pneus baratos em comparação com os de perfil baixo. Devido a essa maior aderência, as distâncias de frenagem são reduzidas e o limite de aderência em curvas é aumentado. No entanto, como desvantagens, encontramos um maior consumo devido à maior superfície de contato e uma perda de conforto na condução, além de mais ruído.

Pneus runflat, tubeless, remoldados e verdes

Existem uma série de pneus que, devido às suas inovações, características construtivas especiais e desenvolvimento, oferecem funcionalidades e benefícios que merecem uma categorização especial.

Pneus runflat

Os pneus runflat ou pneus antifuros podem ser furados, mas a diferença em relação aos convencionais é que permitem que você mantenha o controle do veículo quando isso acontece. Como? Bem, é simples, quando furam, não explodem nem perdem uma quantidade tão grande de ar e pressão como os pneus normais. Podemos dizer que esse tipo de pneu tem os flancos mais reforçados, então, quando o furo ocorre e começa a liberar ar e pressão, isso acontece lentamente.


Pneus tubeless

Os conhecidos como pneus tubeless ou sem câmara são aqueles que, como o nome indica, não possuem uma câmara interna. Além de sua montagem ser muito mais simples, os pneus tubeless têm a grande vantagem de que, em caso de furo, não ocorre uma perda repentina de pressão, mantêm melhor a pressão do ar e, como o ar está dentro do pneu em contato direto com a roda, melhora a dissipação do calor.

Pneus remoldados

Os pneus remoldados são aqueles em que há um aproveitamento da carcaça, substituindo a banda de rodagem. Atualmente, não é mais usado em carros de passeio, pois seu uso é indicado para pneus que acumularão muitos quilômetros em pouco tempo. É por isso que os pneus remoldados são usados para aviões, caminhões ou vans.

Roda de carro desportivo

Pneus verdes

Também conhecidos como pneus ecológicos ou de baixo consumo, os pneus verdes estão cada vez mais sendo usados no setor. Eles usam compostos especiais e um design de desenho que ajuda a melhorar a resistência ao rolamento, diminuindo assim o consumo de gasolina. Tanto é verdade que em um pneu com 45.000 quilômetros de uso, podemos economizar um total de 200 litros de combustível.

Pneus radiais e diagonais

Esta classificação deriva da tecnologia construtiva usada na fabricação do pneu, que pode ser dividida em duas categorias: radial e diagonal.

Pneus radiais

O pneu radial, no qual as funções do flanco do pneu e da cimeira são completamente dissociadas. Aqui, a armadura do pneu é composta por camadas de tecido colocadas radialmente, diretamente de um talão a outro do pneu, formando uma espécie de "tubo" que dá forma à carcaça, e é rematada em sua parte superior por telas de cabos metálicos cruzados.

Pneus diagonais

Os pneus diagonais são aqueles que possuem várias camadas de tecido dispostas de forma oblíqua, de assento a assento (entendendo como assento a área de contato do pneu com a roda), em direções alternadas. O número de camadas depende do tamanho do pneu e da carga que ele deve suportar. O número e a espessura das camadas são os mesmos na banda de rodagem e nas laterais.