TPMS : guia de uso

Um dos melhores conselhos que podemos dar aos condutores de carros equipados com o sistema TPMS ou de controle da pressão dos pneus é realizar um mínimo de manutenção para garantir que o sistema TPMS funcione corretamente.

Este dispositivo é obrigatório em todos os carros novos desde 2014. Sua razão de ser reside na necessidade de um controle constante da pressão dos pneus do veículo.

O condutor recebe as informações necessárias no painel, que exibe luzes de aviso para alertá-lo sobre qualquer anomalia nos pneus.

Se a luz estiver fixa, o TPMS nos avisa que a pressão de um dos pneus não está adequada.

TPMS

Manutenção do sistema TPMS

Outra dica que podemos dar aos condutores é antecipar os eventos e realizar periodicamente uma manutenção correta para garantir o bom funcionamento do dispositivo.

A primeira coisa a fazer é informar seu mecânico ou instalador de pneus que seu veículo está equipado com este dispositivo.

A próxima coisa é informar se é um TPMS direto ou indireto, o que podemos dizer ao olhar para a válvula de inflação. Se for flexível (geralmente em plástico preto), o TPMS é indireto, e se for rígido (em alumínio ou plástico), é direto.

Diretos e indiretos

Os TPMS indiretos não necessitam de medidas preventivas. No entanto, no caso dos diretos, é importante notar que se você tiver dois conjuntos de pneus, um de inverno e outro de verão, precisará ajustar e verificar o TPMS com um técnico qualificado.

E para evitar danificar o sensor em caso de furo, o uso de uma bomba de perfuração é fortemente desaconselhado.

Manutenção do TPMS

A melhor dica

O sistema TPMS é mais importante do que muitas pessoas pensam. Cerca de 40% das falhas súbitas dos pneus estão diretamente relacionadas a dirigir com pressão de pneu inferior à recomendada pelo fabricante.

Um hábito ruim que resulta em uma perda de pressão de 0,3 bar e aumenta em 1,5% o consumo de combustível. Portanto, a melhor dica que podemos dar é que ninguém deve esquecer de verificar a pressão de seus pneus.